Na dica de hoje da Boi Saúde você vai entender a importância de realizar mudanças no dia a dia para melhorar a sanidade do rebanho, como com um vermífugo para bovinos de corte.
Então, vamos começar!
Os parasitas como carrapatos, bernes, verminoses, mosca do chifre, causam um enorme prejuízo na propriedade, a partir da transmissão de diversas doenças aos bovinos. O motivo é simples, amigo produtor. O animal acometido pelos parasitas não se alimenta direito, perde peso e a qualidade do couro. Além disso, na comercialização do animal, quando um possível comprador identifica um parasita, logo desiste da compra por indicar que aquele animal não está bem de saúde.
Por isso, fazer um bom controle parasitário no seu plantel é essencial. Garante a sanidade e a lucratividade devido ao desenvolvimento sadio do gado. Para que seus animais fiquem livres desses parasitas, cinco procedimentos simples podem ser aplicados. É um conjunto de regras para a sua propriedade que você vai conhecer a seguir.
Então, separe o papel e a caneta para as dicas.
Dicas e regras para evitar parasitas
- Em primeiro lugar, faça uma vistoria dos pastos da sua propriedade e observe se há lixo orgânico. Afinal, esses lixos são um foco para proliferação desses parasitas;
- Em segundo lugar, divida os pastos da propriedade em piquetes. Sabe-se que apenas 5% dos parasitas estão nos animais e 95% nas pastagens. Portanto, com o pastejo rotacionado, você diminui as chances de contágio;
- Em terceiro lugar, separe as espécies de animais da sua propriedade. Ou seja, não deixe os caprinos, ovinos, bovinos, equinos no mesmo pasto, por exemplo. Juntos no mesmo plantel, o índice de transmissão entre eles pode ser maior;
- Contudo, não esqueça de eliminar o excesso de lama. A lama prolifera muitos parasitas, principalmente a mosca. Sendo assim, se o acúmulo for em excesso, concrete os locais próximos aos cochos e ao curral também;
- Por fim, toda vez que você comprar um gado, independentemente se ele for de leilões, exposições ou propriedades particulares, faça uma vermifugação. Traga esse gado limpo para seu plantel.
Talvez você também se interesse por esses conteúdos, amigo produtor:
Controle de parasitas em bovinos com produtos caseiros
Calendário sanitário para bovinos: como planejar
Melhor vermífugo para bovinos de corte do mercado
O melhor vermífugo que existe hoje no Brasil são essas ações executadas de maneira correta e efetiva. Sempre que tiver alguma dúvida, consulte seu veterinário de confiança.
Tem mais dúvidas sobre vermífugo? Continue em nosso blog, insira sua dúvida no campo de busca.
Amigo produtor, essa dica trouxe mais conhecimento para a sua pecuária? Então compartilhe com a gente seu aprendizado! Sabe como? Deixando sua opinião aqui nos comentários! Vamos juntos fortalecer nosso agro!
Para complementar seus conhecimentos sobre esse e outros assuntos, te convidamos para conhecer o canal da Boi Saúde no YouTube. Lá você encontra dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro, em formato de vídeo. Tudo isso de forma gratuita! Acesse: Boi Saúde no YouTube. Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!
Ótima dica.
Olá Renan, muito obrigado!! Continue nos acompanhando!