Uso de enxofre para gado

Uma das dúvidas mais frequentes recebidas pela Boi Saúde é como oferecer o enxofre para o gado. Por que utilizar, dosagem certa, quando e como, são algumas delas. Neste texto, vamos te oferecer um conteúdo direcionado para que você possa promover a melhor nutrição possível ao seu rebanho.

 

 

Por que o enxofre é importante na nutrição do gado? É um componente essencial das proteínas. Quando há deficiência de enxofre no organismo dos bovinos de leite e de corte, o ganho de peso, provocado pela desnutrição, não acontece.

Qual o papel do enxofre no rúmen? Auxilia na fermentação do rúmen e aumenta o crescimento microbiano. Isso significa que potencializa a ruminação.

Qual a quantidade de enxofre para gado devo usar na dieta? A quantidade ideal é de 0,16%, no mínimo, e no máximo 0,25%, da matéria seca.

A composição da uréia tem enxofre? Não, é um mito.

Quais problemas os bovinos podem desenvolver quando não consumem enxofre? Anorexia, perda de peso, fraqueza são alguns sintomas.

 

enxofre para gado 1024x576 - Uso de enxofre para gado
Enxofre para grado previne carrapatos e a perda de peso. – Foto: Reprodução Internet

O enxofre pode causar intoxicação aos bovinos? A intoxicação é rara, mas depende muito da quantidade que o produtor oferece ao animal. O uso do enxofre para gado é importante, porém deve-se ter cautela para evitar problemas de saúde no animal como redução da digestão de fibras, além de prejuízos ao rúmen.

 

Em quais situações devo oferecer o enxofre para gado?

 

  • Quando as pastagens forem deficientes nesse componente;
  • Dietas baseadas em silagem de milho ou cana de açúcar com ureia;
  • Pastagem de sorgo.

O enxofre pode controlar a incidência de carrapato nos bovinos? Sim. Existem suplementos próprios com enxofre na composição para evitar que carrapatos se manifestem no gado. A dosagem a ser oferecida é 0,5kg do produto em 25kg de sal mineral e fornecer o produto final após a mistura à vontade dos animais.

Quer saber como implementar o enxofre no seu gado de forma simples e barata? Acesse a dica: Quais são os suplementos mais usados em bovinos.

Referência: 
Rodrigues, A. de A. ed. Utilização de Enxofre na Dieta de Bovinos. Embrapa-CPPSE, 1998. 27p. (Embrapa-CPPSE. Circular técnica, 13).

 
Boi Saúde Logo Preto - Uso de enxofre para gado

Boi 777:
Receba grátis o e-book para alcançar o Boi777!


12 pensou em “Uso de enxofre para gado”

  1. Bom dia/boa tarde José Carlos, o Enxofre pode ser ministrado também no Sal, no proteinado?

    ?

  2. Porque não responde as perguntas aqui? porque teremos que mandar para este E-mail?contato@boisaude.com.br…. aqui é melhor facilitar a todos. Obrigado.

    1. Olá Evandro, não respondemos por aqui pois algumas respostas são muito extensas. Pedimos a sua compreensão. Continue nos acompanhando, abraços!

  3. claudio murador disse:

    Quero que me expliquem o que esta causando um gosto ruim na carne bovina, gosto assim parecido com fel de frango,figado de frango, aliás sem condição de comer carne.

    1. Olá Claudio, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  4. Boa tarde , mesmo adicionando diflay e vermisal no mineral eu posso colocar o enxofre ?

    1. Olá Maxwell, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

    1. Olá Ebe, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  5. Silvio pires disse:

    Fiz o sal proteinado na fazenda e obtive um bom resultado.porem surgiu uma dúvida? Posso colocar sal proteinado a vontade no cocho? Posso servir aos animais sal proteinado + sal mineral juntos no mesmo pasto?
    Posso substituir o sal mineral pelo sal proteinado?

    1. Olá Silvio, sim você pode servir a vontade e no mesmo pasto! Quanto a substituir não é o mais indicado pois com o sal mineral você não obterá os mesmos resultados que o sal proteinado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

whatsapp