Uso de enxofre para gado

Uma das dúvidas mais frequentes recebidas pela Boi Saúde é como oferecer o enxofre para o gado. Por que utilizar, dosagem certa, quando e como, são algumas delas. Neste texto, vamos te oferecer um conteúdo direcionado para que você possa promover a melhor nutrição possível ao seu rebanho.

 

 

Por que o enxofre é importante na nutrição do gado? É um componente essencial das proteínas. Quando há deficiência de enxofre no organismo dos bovinos de leite e de corte, o ganho de peso, provocado pela desnutrição, não acontece.

Qual o papel do enxofre no rúmen? Auxilia na fermentação do rúmen e aumenta o crescimento microbiano. Isso significa que potencializa a ruminação.

Qual a quantidade de enxofre para gado devo usar na dieta? A quantidade ideal é de 0,16%, no mínimo, e no máximo 0,25%, da matéria seca.

A composição da uréia tem enxofre? Não, é um mito.

Quais problemas os bovinos podem desenvolver quando não consumem enxofre? Anorexia, perda de peso, fraqueza são alguns sintomas.

 

Enxofre para grado previne carrapatos e a perda de peso. – Foto: Reprodução Internet

O enxofre pode causar intoxicação aos bovinos? A intoxicação é rara, mas depende muito da quantidade que o produtor oferece ao animal. O uso do enxofre para gado é importante, porém deve-se ter cautela para evitar problemas de saúde no animal como redução da digestão de fibras, além de prejuízos ao rúmen.

 

Em quais situações devo oferecer o enxofre para gado?

 

  • Quando as pastagens forem deficientes nesse componente;
  • Dietas baseadas em silagem de milho ou cana de açúcar com ureia;
  • Pastagem de sorgo.

O enxofre pode controlar a incidência de carrapato nos bovinos? Sim. Existem suplementos próprios com enxofre na composição para evitar que carrapatos se manifestem no gado. A dosagem a ser oferecida é 0,5kg do produto em 25kg de sal mineral e fornecer o produto final após a mistura à vontade dos animais.

Quer saber como implementar o enxofre no seu gado de forma simples e barata? Acesse a dica: Quais são os suplementos mais usados em bovinos.

Acesse também o canal da Boi Saúde no YouTube

Referência: 
Rodrigues, A. de A. ed. Utilização de Enxofre na Dieta de Bovinos. Embrapa-CPPSE, 1998. 27p. (Embrapa-CPPSE. Circular técnica, 13).

 
banner banner
 

14 pensou em “Uso de enxofre para gado”

  1. Edigar Urcino disse:

    Boa noite,
    Como preparar sal proteinado com vermífugo de cocho que contém micro minerais?8

  2. Bom dia/boa tarde José Carlos, o Enxofre pode ser ministrado também no Sal, no proteinado?

    ?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Batista, sim, você pode estar servindo no sal ou no sal proteinado. Abraços!

  3. Porque não responde as perguntas aqui? porque teremos que mandar para este E-mail?contato@boisaude.com.br…. aqui é melhor facilitar a todos. Obrigado.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Evandro, não respondemos por aqui pois algumas respostas são muito extensas. Pedimos a sua compreensão. Continue nos acompanhando, abraços!

  4. claudio murador disse:

    Quero que me expliquem o que esta causando um gosto ruim na carne bovina, gosto assim parecido com fel de frango,figado de frango, aliás sem condição de comer carne.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Claudio, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  5. Boa tarde , mesmo adicionando diflay e vermisal no mineral eu posso colocar o enxofre ?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Maxwell, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  6. Ebe Tiago Bezerra Galvão disse:

    Posso colocar o sal proteínado no cercado do gado amojado

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Ebe, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  7. Silvio pires disse:

    Fiz o sal proteinado na fazenda e obtive um bom resultado.porem surgiu uma dúvida? Posso colocar sal proteinado a vontade no cocho? Posso servir aos animais sal proteinado + sal mineral juntos no mesmo pasto?
    Posso substituir o sal mineral pelo sal proteinado?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Silvio, sim você pode servir a vontade e no mesmo pasto! Quanto a substituir não é o mais indicado pois com o sal mineral você não obterá os mesmos resultados que o sal proteinado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*