Na pecuária, toda ajuda é muito bem-vinda. Principalmente, quando se trata da fase de engorda de bovinos de corte. Muitos produtores sabem que apenas o pasto não garante o ganho de peso, principalmente pela qualidade da forrageira depender de fatores externos. Por isso, a alternativa mais fácil e viável de manejo é implementar uma estratégia nutricional com uso da virginiamicina.
Esse nome soa como desconhecido para você? Tudo bem, amigo produtor. Não se preocupe!
Afinal, essa é a nossa proposta na dica de hoje da Boi Saúde. Vamos te explicar o que é esse composto e como auxilia na engorda.
No final do texto, não deixe de comentar o que achou das dicas. Caso tenha alguma dúvida, escreva pra gente também, combinado?
Então, vamos começar?
O que é virginiamicina?
Promover uma pecuária eficiente é a meta de todo produtor que deseja obter cada vez mais lucro. E para isso, não tem como fugir do uso da tecnologia. Claro que o maquinário e os aplicativos estão cada vez mais evidentes no mundo do agro. Mas a tecnologia que estamos citando aqui é utilizada diretamente no cocho.
Em primeiro lugar, a virginiamicina é um aditivo antibiótico que auxilia o gado a absorver nutrientes de forma efetiva, o que garante um maior acúmulo de energia, resultado em boas arrobas. O uso pode ser potencializado na recria, quando o desafio para ganho de peso é maior.
Segundo a Phibro Nutrição Animal, a partir do uso da virginiamicina na fase de engorda de bovinos de corte (recria e terminação), o ganho adicional chega a 136 gramas por dia, na suplementação a pasto, com redução de idade para o abate.
Caso esteja se questionando sobre o custo, por aumentar a produção de arrobas por hectare por ano, há um retorno financeiro positivo na atividade pecuária.
Nutrição na fase de engorda de bovinos de corte
Em segundo lugar, a virginiamicina pode ser utilizada em todas as épocas, seca ou águas. Inclusive, o uso é recomendado o ano todo, pois assim não haverá possibilidade de perda ou estagnação de ganho de peso, que é sempre crescente. Assim, na entressafra, seus bovinos estarão de acordo com a exigência do mercado, ao atender a demanda dos fornecedores.
Receitas para recria e terminação
Contudo, os produtores adeptos do método Boi 777, no qual se mantém uma engorda de sete arrobas a cada fase, cria, recria e terminação, podem usar da virginiamicina em todas elas. Afinal, o uso é seguro e aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Até bezerros podem consumi-la.
Para potencializar cada fase de engorda de bovinos de corte, a Boi Saúde oferece gratuitamente, receitas com ingredientes de fácil acesso e também sem muito trabalho no manejo.
Clique AQUI para obter a receita para recria.
Se você ainda não sabe em qual fase está seu gado, confira uma tabela que irá te auxiliar na estratégia nutricional de engorda e também com o controle sanitário: Fase do gado de corte: saiba como classificá-la.
Contudo, te convidamos para conhecer nosso canal no YouTube. São diversos vídeos com dicas sobre produção de gado e outros temas atuais do nosso agro. Toda semana, uma nova dica é publicada focada sempre te proporcionar maior produtividade.
Acesse agora e desfrute de todo material já disponível: Boi Saúde no YouTube.
Esperamos que essa dica tenha sido uma fonte de informação e conhecimento para seu negócio.
Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!
Sou iniciante e pequeno produtor. Criou uma 05 vaquinhas,posso fazer uso de virgimianicida e como iniciar o uso? Desde já agradeço!!…
Olá Ivanildo, claro amigo pecuarista, pode sim, contate-nos pelo WhatsApp dizendo o seu interesse na virginiamicina: (17) 99757-4411
Muito obrigado pela dica muito bom conteúdo sempre trazer informação
Olá amigo, obrigado por nos acompanhar, conte sempre com a Boi Saúde. Sucesso nos negócios!