Sombra na propriedade rural ameniza altas temperaturas

O aquecimento que os animais estão expostos tem reduzido a produtividade. Veja como diminuir a temperatura implementando sombra na propriedade rural.

Bovinos geralmente ficam expostos a altas temperaturas. Em algumas regiões do país, o calor é predominante durante todo o ano, com presença de sol nos pastos. Posteriormente esse excesso de calor reduz a produtividade dos bovinos em índices notáveis.

Por exemplo, o rebanho que fica exposta ao sol, principalmente nas horas mais quentes do dia, entre 11h e 15h, tem uma redução de 15% na produção de leite e no ganho de peso.

Para evitar o problema, é possível utilizar método de baixo custo e de fácil implementação na propriedade. O auxílio também se estende na erosão da pastagem.

Além da diminuição da produtividade, as altas temperaturas podem causar requeima nos bovinos. A requeima é uma doença que caracteriza a sensibilidade do animal aos raios solares e ocasiona queimaduras, a partir de fotossenbilização pela ingestão de plantas.

De todos os animais, os bezerros são os que mais sofrem com a requeima, principalmente na fase do desmame, mas bovinos de todas as idades estão sujeitos à doença. Mais um motivo para proteger os animais do sol.

Certamente, preservar a saúde e oferecer uma boa qualidade de vida aos bovinos evitando sofrimento e estresse são tarefas obrigatórias para todo produtor que deseja sucesso na pecuária.

 

Como implementar sombra na propriedade rural

 

Em primeiro lugar, plante mudas a cada três metros no pasto. É possível formar diversas fileiras no mesmo piquete. Além da presença de sombra, haverá diminuição de aquecimento, ou seja, o ambiente ficará mais fresco, com temperaturas amenas. As raízes dessas mudas, quando adultas, farão uma melhor absorção da água da chuva, que irá favorecer os nutrientes da pastagem.

 

Eucalipto é uma forma econômica para adquirir sombra na propriedade rural
Eucalipto é uma forma econômica para adquirir sombra na propriedade rural. – Foto: Reprodução Internet

Uma sugestão de espécie é o eucalipto. Bem adaptado ao solo brasileiro, não tem alto custo de plantação, crescimento rápido e encontrado facilmente.

Outra alternativa é o corredor agroflorestal. Clique no link e conheça como melhorar a produtividade do rebanho: corredor agroflorestal.

 
Boi Saúde Logo Preto - Sombra na propriedade rural ameniza altas temperaturas

Planilha de Quantidade de Animais:
Para calcular quantidade de animais p/ hectare.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami