fbpx

Função social da propriedade rural: amenizar altas temperaturas

O aquecimento que os animais estão expostos tem reduzido a produtividade. Veja qual a função social da propriedade rural ao amenizar as altas temperaturas na dica de hoje da Boi Saúde.

 

 

Bovinos ficam geralmente expostos a altas temperaturas. Em algumas regiões do país, o calor é predominante durante todo o ano, com presença de sol nos pastos. Posteriormente esse excesso de calor reduz a produtividade dos bovinos em índices notáveis.

Por exemplo, o rebanho que fica exposto ao sol, principalmente nas horas mais quentes do dia, entre 11h e 15h, tem uma redução de 15% na produção de leite e no ganho de peso.

Para evitar o problema, é possível utilizar método de baixo custo e de fácil implementação na propriedade. O auxílio também se estende na erosão da pastagem.

Além da diminuição da produtividade, as altas temperaturas podem causar requeima nos bovinos. A requeima é uma doença que caracteriza a sensibilidade do animal aos raios solares e ocasiona queimaduras, a partir de fotossensibilização pela ingestão de plantas.

De todos os animais, os bezerros são os que mais sofrem com a requeima, principalmente na fase do desmame, mas bovinos de todas as idades estão sujeitos à doença. Esteja atento para alguns dos sintomas da doença: fezes secas, baixo peso, desânimo, que faz com que o animal fique deitado por muito tempo deitado, fato nada comum. Acima de tudo, estão as lesões em áreas de pelagem menor e aquelas mais expostas a luz solar. Outro sinal é rugidos de dor. Saiba mais sobre o assunto na dica: Requeima em bovinos é causada por intoxicação

Portanto, motivos para proteger os animais do sol não faltam. E em qualquer sinal de anormalidade, lembre-se de consultar um veterinário de confiança!

Certamente, preservar a saúde e oferecer uma boa qualidade de vida aos bovinos evitando sofrimento e estresse são tarefas obrigatórias para todo produtor que deseja sucesso na pecuária.

 

Função social da propriedade rural: Sombras

 

Em primeiro lugar, plante mudas a cada três metros no pasto. É possível formar diversas fileiras no mesmo piquete. Além da presença de sombra, haverá diminuição de aquecimento, ou seja, o ambiente ficará mais fresco, com temperaturas amenas. As raízes dessas mudas, quando adultas, farão uma melhor absorção da água da chuva, que irá favorecer os nutrientes da pastagem.

Não é à toa que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ressalta que vacas rendem quatro vezes mais embriões quando ficam na sobra, se comparadas àquelas que ficam expostas ao sol. Veja mais detalhes na dica a seguir: Descubra a importância da sombra na pecuária

 

Função social da propriedade rural: amenizar altas temperaturas
Eucalipto é uma forma econômica para adquirir sombra na propriedade rural. – Foto: Reprodução Internet

Uma sugestão de espécie é o eucalipto. Bem-adaptado ao solo brasileiro, não tem alto custo de plantação, além de ter crescimento rápido e ser facilmente encontrado.

Por fim, existe mais uma alternativa que é o corredor agroflorestal, uma forma simples e em conta que, além de tudo, contribui com o meio ambiente. Clique no link e conheça como melhorar a produtividade do rebanho por meio do sistema: corredor agroflorestal.

Outra maneira de se atualizar e obter conhecimento sobre produção de gado é pelo nosso canal de vídeos. Toda semana, uma nova dica é publicada focada sempre te proporcionar maior produtividade. Acesse agora: Boi Saúde no YouTube.

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×