O rendimento de carcaça é muito falado na pecuária e também nas transações comerciais. Será que varia de acordo com o sexo dos bovinos? Se essa é sua dúvida, está no lugar certo!
Primeiro, você sabe o que é rendimento de carcaça?
A carcaça representa o boi abatido, sem a cabeça, patas, rabo, mamas no caso das fêmeas, testículos no caso dos machos. Além do couro, ossos e gordura.
Para complementar, o peso vivo representa quanto que o bovino pesa na balança. Ou seja, é o peso total da animal vivo. Geralmente, os bovinos são pesados antes do embarque para o frigorífico.
O rendimento de carcaça é por vários fatores, inclusive, o sexo, assim como a idade.
O rendimento de carcaça pode variar entre machos e fêmeas?
Pode sim, principalmente quando incluímos as seguintes categorias: machos castrados, não castrados e fêmeas. Essas três variações podem ter rendimento de carcaça diferentes.
Os bovinos machos têm maior capacidade de ganho de peso e ganho alimentar que as fêmeas. Já os bovinos não castrados têm maior capacidade para ganho de peso e conversão alimentar em relação aos castrados e às fêmeas, em decorrência da ação hormonal.
Porém, alguns fatores podem afetar o rendimento da carcaça:
- raça;
- conversão alimentar;
- bem-estar animal;
- consumo de pastagem;
- alimentação;
- água;
- suplementação.
Cuidados diários e ganho de peso
Todos os fatores citados acima proporcionam um bom rendimento de carcaça. Não cansamos de escrever aqui no blog, que todos eles são importantes. Desde a qualidade do pasto, da água, alimentação e também a forma como o gado é manejado durante a lida. Cada processo precisa ser muito bem orquestrado para que todo o trabalho tenha uma boa rentabilidade.
E esses cuidados precisam ser o ano todo. Nas águas, época de reprodução, o cuidado com a alimentação das matrizes é fundamental e desde já iniciar o pastejo rotacionado para que tenha capim de qualidade o ano todo.
Outro tema muito relevante para os pecuaristas é a arroba. Para aprender a fazer o cálculo correto e negociar de forma mais rentável, acesse: Arroba do boi: aprenda a fazer o cálculo.
Referência:
Produção de carne de bovinos contemporâneos, machos e fêmeas, terminados em confinamento. R. Bras. Zootec. vol.35 no.5 Viçosa Sept./Oct. 2006.
Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Propriedade de gado de corte: confira as instalações