Ração de gado pode ser trocada sem afetar o consumo

Gostou? Compartilhe!

Você sabia que é possível fazer a troca de ração de gado sem afetar o consumo? Pois é isso mesmo. Na dica de hoje da Boi Saúde você confere duas técnicas infalíveis para não ter dificuldade em trocar a ração de gado.

Então, acompanhe!

 

 

A nutrição é servida de acordo com a época do ano. No período das águas é servido o sal mineral e no da seca, o sal proteinado. Para o confinamento ou semi-confinamento, a ração.

Às vezes, o produtor muda a nutrição dos animais, que refugam esse novo alimento. Esse problema é muito comum nas propriedades. O recomendado é nunca travar uma batalha com os bovinos, obrigando ou os forçando a consumir um alimento que está sendo rejeitado. Afinal, como abordamos aqui no blog com frequência, o bem-estar animal deve ser aplicado em todo manejo do gado para evitar estresse.

 

ração de gado
Troca da nutrição dos bovinos feita com atenção tem resultado positivo. – Foto: Boi Saúde – Pecuária Inteligente

Dicas para trocar a ração de gado

 

  • Toda vez que acontecer mudança da nutrição, adicione farelo de trigo, soja ou fubá, por exemplo. Esses ingredientes farão o gado se interessar pelo alimento oferecido. Com o passar dos dias, retire-os aos poucos, até deixar somente a nova nutrição;
  • Além disso, mantenha o cocho sempre no mesmo lugar e o abasteça sempre no mesmo horário. Os bovinos são animais de hábito e essas ações são importantes para induzir a nova nutrição com boa aceitação.

Oferecer uma nutrição adequada para suprir as necessidades do gado é fundamental para o sucesso da propriedade. Cada período, de seca e das águas, demanda de componentes específicos para evitar a perda de peso e também prevenir doenças e parasitas. Além disso, o produtor pode solicitar uma análise do solo para checar quais nutrientes são oferecidos naturalmente e, a partir do resultado, escolher a melhor nutrição que irá complementar.

Contudo, o uso de pré-bióticos e probióticos também auxiliam nessa regulação e adequação. Manter o animal bem nutrido e proporcionar alimento de boa qualidade é essencial para manter uma boa sanidade. Animal com boa saúde tem boa aparência, é o reflexo de dentro para fora. Lembre-se que os animais são o espelho da propriedade, quanto mais bem tratados, melhores e mais negócios, a propriedade irá fechar.

E já que falamos sobre pré-bióticos e probióticos, te convidamos para conhecer mais sobre o assunto: Aditivos probióticos e pré-bióticos

 

Conteúdo em vídeo

 

Por fim, não pare seus conhecimentos por aqui, amigo produtor!  Além do blog, a Boi Saúde tem um canal de vídeos no YouTube. Por isso, te convidamos para dar uma passadinha por lá.

Todo o conteúdo disponível é totalmente gratuito e atualizado a cada nova semana! Portanto, não perca tempo! Acesse agora e desfrute das dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. É só clicar no link a seguir para ser direcionado para o nosso canal: Boi Saúde no YouTube.

E não termine essa dica sem deixar seu comentário. Afinal, a sua opinião é muito importante para o nosso trabalho. Tendo alguma dúvida, basta nos escrever também, certo?

Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*