A pesagem do gado é de extrema importância para você medir o ganho de peso e o desempenho do rebanho. A pesagem individual te ajuda a identificar quais animais necessitam de suplementação e aqueles animais que já estão prontos para o próximo ciclo. Existe uma dúvida muito comum que é pesar o gado em jejum ou após a alimentação? Entre essas e outras dúvidas, a Boi Saúde responde pesando gado de corte: qual o melhor dia?
Pesando o gado: deve ser feito em jejum ou não?
Se você pesa o gado com meio jejum, pode interferir no peso do animal na balança porque o trato digestivo tem um peso relevante.
Pesar o animal com jejum total, inclusive de água também pode ser prejudicial porque o animal desidrata e pode ter queda de peso.
Pesando gado no dia certo!
Vai chover ou já choveu? Não pese o gado. A lama e o barro no corpo do animal pode influenciar o resultado da balança. Esse é um daqueles casos que detalhes fazem a diferença. Inclusive, a umidade que o couro absorve pode mudar o peso do bovino naquele momento.
E por falar em chuvas, você sabe o que oferecer para o gado entre o fim da seca e o começo das águas? Te respondemos aqui: Alimentação de bovinos nas primeiras chuvas: o que oferecer?.
Outro fator muito importante é treinar a equipe para a pesagem. Como é um dia importante para avaliar os resultados, elimine as agressões, choques, espetos para evitar lesões e provocar medo desnecessário aos bovinos que são animais que têm memória e vão sempre relacionar a pesagem com sofrimento.
Para esse manejo, reserve um tempo maior, não faça com pressa ou na correria. A precisão do resultado será melhor.
Não esqueça que alguns cuidados são diários quando se trata de manejo de bovinos. Como já citamos, o bem-estar animal deve estar em todas as atividades, principalmente as de maior estresse, como fechamento para vacinas, pesagem e outros procedimentos.
Antes de pesar, feche o gado com bem-estar e sem violência
1- Toda vez que o gado for fechado, traga o animal para um curral menor.
2- Poucos animais, sem lotar o curral.
3- Deixe esses animais por um tempo nesse local e leve um a um ao tronco.
4- Observe que em todo rebanho existe uma hierarquia. E claro, um líder. Visualize esse líder que será manejado por último. Se ele passar primeiro pelo tronco, irá liberar o feromônio, hormônio de comunicação do gado que indica perigo. Assim, os demais irão se afastar do local e ficarão mais arredios e resistentes.
5- Passe os animais individualmente no tronco com agilidade. Não precisa ser corrido, mas a agilidade faz com que o animal não identifique o perigo. Perceba que o animal urina aos poucos, deixando um rastro de identificação de perigo para o próximo.
6- Assim que terminar o manejo, leve o gado para outro pasto. Boa pastagem e água precisam ser oferecidos para que toda vez que esse animal passar por algum estresse e perceber que será recompensado com um bom ambiente.
Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Propriedade de gado de corte: confira as instalações.
Acesse nosso canal de vídeos: Boi Saúde no YouTube.
tudo bem? gostei muito do seu site, parabéns pelo conteúdo. 😉
Olá Nino, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando, abraço!