Oferecer alimentos adequados para o gado faz parte de uma boa nutrição animal. Entretanto, a água é outro fator fundamental para se manter a alta produtividade e a engorda expressiva. Muitos produtores desconhecem, mas existe uma temperatura ideal da água para os bovinos.
Você já se perguntou se a água servida aos bovinos está na temperatura certa? O rúmen do bovino tem uma temperatura de 37 °C graus, aproximadamente.
Por isso, se a água servida for muito fria causa um desconforto e uma redução do consumo dessa água de até 20%. E como sabemos, a água é fundamental para manter a saúde dos bovinos em dia.
Temperatura ideal da água para os bovinos
Nas regiões muito frias, como o Sul do país, o ideal é servir água morna. Já em estados muito quentes, como Norte e Nordeste, a água fria auxilia no resfriamento do organismo do animal, proporcionando bem-estar. Pois, ajuda a combater o estresse térmico.
Essa inversão de temperatura ambiente versus temperatura da água só traz vantagens para a produção. Contudo, em lugares com estações mais definidas como Sudeste, utilizar água morna no inverno e fria no verão é uma boa adequação.
Tamanho de bebedouro para gado
Sobre o bebedouro, existe um tamanho certo. O produtor, no momento de compra ou construção, precisa levar em conta 4 centímetros lineares por animal.
Se na propriedade há 100 animais, o bebedouro deve ter quatro metros, independentemente do formato. Entretanto, esse pode ser redondo, oval, quadrados.
Outra dica importante é manter um reservatório com capacidade para acumular, no mínimo, quantidade suficiente para três dias. Assim, caso aconteça alguma seca repentina ou algum problema de abastecimento de água local, os animais não serão prejudicados.
A qualidade da água servida deve ser a mesma adequada para o consumo humano. Por meio de água suja ou contaminada, os animais podem adoecer gravemente.
Tem dúvida sobre a quantidade ideal do consumo de água dos gado? Acesse a dica e alavanque seus negócios: Seu gado está consumindo a quantidade de água ideal?
Limpeza do bebedouro e monitoramento da água
A limpeza do bebedouro precisa ser feita sempre que a água for trocada ou apresentar excesso de sujeira no fundo.
Ao implementar algumas ações, você economiza tempo e melhora o manejo. Em primeiro lugar, instale azulejos ou pastilhas de cores claras no fundo do cocho. Dessa forma, ficará mais fácil para checar a qualidade e momento de troca daquela água.
Sem contar que no momento da limpeza, fica mais fácil remover a sujeira, utilizando apenas um pano úmido.
Em segundo lugar, diluir 250 ml de água sanitária a cada quatro mil litros de água mantém a água limpa por mais tempo. E o melhor, sem bactérias.
Escolha bem o local de instalação. Concretar ao redor do bebedouro para evitar excesso de lama melhora o acesso e também previne a doença dos cascos.
- Qual a distância ideal do cocho ao bebedouro bovino?;
- Doença no casco de bovinos diminui a produtividade
Para mais dicas e conteúdos sobre pecuária, acesse nosso canal de vídeos: Boi Saúde no YouTube.
Boa noite José Carlos, meu nome é Ilton Moreira, sou de Fortaleza Ceará, tenho uma pequena criação de Gir Leiteiro, seus artigos e comentários são de alta qualidade técnica, e traz conteúdos muito úteis ao criador. Meus parabéns .
Olá Ilton, boa noite. Muito obrigado pelo carinho! Mensagens como a sua nos motivam a trabalhar cada vez mais e melhor! Vamos juntos construir um agro cada vez mais forte!
Bom artigo sou a Helena, e gostei muito deste artigo em seu site, tem muita qualidade parabéns vou acompanhar seus artigos, para saber mais dicas.
Olá Helena, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando, abraço!!