Prova de ganho de peso de um boi de corte (PGP) 

Será que você já ouviu falar sobre prova de ganho de peso de um boi de corte (PGP)? Nesta dica, a Boi Saúde explica o que é, assim como as vantagens de aplicá-la na sua produção.

Conceitualmente, a Prova de Ganho de Peso (PGP) é um teste de desempenho para bovinos de corte que objetiva a identificação de indivíduos geneticamente superiores para características de interesse econômico relacionadas, principalmente, ao potencial de crescimento e qualidade da carcaça. Ainda, é possível classificar os bovinos pela ordem dos valores genéticos. Com isso, os bezerros que serão gerados futuramente terão uma genética superior.

O produtor pode aplicá-los principalmente em reprodutores, já que o padrão genético será a base do rebanho que está em formação.

Uma informação muito importante é que a PGP não é uma avaliação genética, mas sim um teste de desempenho.

A Embrapa orienta que existem três tipos de Prova de Ganho de Peso (PGP): a pasto, confinamento, e para animais de dupla aptidão. Durante as provas são analisados o ganho de peso, a área de olho do lombo e espessura de gordura. Mas outros aspectos podem ser avaliados, de acordo com a necessidade da propriedade.

No Brasil, existem algumas estações centrais que executam a prova. A finalidade é avaliar a qualidade da carcaça, conversão alimentar e crescimento.

 

peso de um boi de corte - Prova de ganho de peso de um boi de corte (PGP) 
Prova de ganho de peso de um boi de corte (PGP). – Foto: Reprodução Internet

Por que a Prova de ganho de peso de um boi de corte  é importante? 

 

Confira as vantagens:

  • Quando o animal é jovem, a PGP estima o mérito genético. Com esse dado, é possível reduzir o intervalo estipulado para os ciclos de reprodução;
  • Busca animais com melhor desempenho, com isso o retorno na reprodução é mais garantido;
  • Melhora a eficiência de produção de carne;
  • Padronização do manejo e da alimentação (envolve forrageira, ração e suplementos);
  • Identifica os melhores animais a partir de ganho de peso.

Outra informação muito importante garante bom desempenho do seu gado. Confira a dica e potencialize seus conhecimentos na pecuária: Registro genealógico de gado. 

 

Referência:

Razook, Alexander George Prova de ganho de peso: Normas Adotadas pela Estação Experimental de Zootecnia de Sertãozinho/Alexander George Razook e outros. – Nova Odessa, Sp : Instituto de Zootecnia, 1997. 42p.; 21cm (Boletim Técnico n°40).

Provas de ganho de peso buscam animais com melhor desempenho. Embrapa, 2011.

 
Boi 777 - Prova de ganho de peso de um boi de corte (PGP) Boi 777 mobile - Prova de ganho de peso de um boi de corte (PGP) 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*