fbpx

Preservação de nascentes das propriedades rurais

As águas das represas, rios, riachos são fonte de vida na natureza. E também muito importantes para a pecuária brasileira, agricultura e todo o planeta. Por isso, para manter uma boa saúde das fontes naturais de água é preciso preservar as nascentes. E nesta dica da Boi Saúde, vamos te ensinar como fazer a preservação de nascentes.

Então, acompanhe!

 

 

Nem precisamos lembrar que a água é essencial para a vida dos seres vivos, não é mesmo? Mesmo que em algumas regiões, seja encontrada com abundância, é necessário ter consciência da preservação de nascentes.

Mais que essencial para nossa sobrevivência, manter as nascentes em total preservação, auxilia com a fauna e flora que vive ao redor da sua propriedade. Manter a vida animal ao redor é essencial para o meio ambiente e focar no equilíbrio dos predadores naturais. Quando uma espécie é extinta ou desocupa um local por falta de recursos, outras dominam o ambiente e podem causar danos diretos na sua produção.

Se na sua propriedade tiver nascente, lembre-se: ela precisa ser preservada. Afinal, é dali que toda a região pode ser abastecida, não apenas o local onde você vive. E garantir a qualidade dessa água é um dever seu.

Caso tenha dúvidas sobre como fazer essa preservação, confira algumas dicas que preparamos:

 

Como fazer a preservação de nascentes?

 

1- Em primeiro lugar, faça uma circunferência em torno de 30 a 50 metros, que impeça a entrada dos bovinos na nascente. Assim, o redor não será pisoteado e qualquer sujeira ou lama irão ficar longe dali. Além disso, os peixes que se reproduzem ali não sofrerão impacto com esses elementos que podem contaminar a água e continuarão ali, dando vida àquela água;

2-  Em segundo lugar, preserve a mata em torno dela. Quando há enxurradas, essa mata evita que a nascente seja soterrada. Ou seja, nada de expandir o pasto ou o terreno para plantações, amigo produtor. Se algum espaço precisa ser preservado, é esse!

 

preservação de nascentes
Como preservar as nascentes das propriedades rurais. – Foto: Centro de Produções Técnicas

Em terceiro lugar, mas não menos importante, acesse a dica que preparamos e saiba mais sobre a importância da água na saúde dos bovinos: Água para bovinos: dicas para alavancar a produtividade. 

Talvez você também se interesse por esses conteúdos:

Água na pecuária leiteira: quantos litros oferecer por dia

Consumo de água por cabeça de gado

Qual a temperatura ideal da água para bovinos?

Ficou com alguma dúvida, amigo produtor? Não tem problema. Basta deixar sua pergunta aqui nos comentários. Assim que possível vamos te responder.

 

Boi Saúde no YouTube

 

Por fim, como você sabe, a Boi Saúde existe justamente para proporcionar conhecimento para os pecuaristas do nosso Brasil. Por isso, sugerimos que você continue seus estudos com a gente. Sabe como? Por meio do nosso canal de vídeos no YouTube!

Acesse agora e desfrute de todas as dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. Tudo isso de forma totalmente gratuita. É só clicar: Boi Saúde no YouTube.

Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×