fbpx

Primeiros socorros em acidente com gado

Aprenda aqui as ações de primeiros socorros para atuar em caso de acidente com gado na dica de hoje da Boi Saúde.

Acompanhe!
 

 

Os primeiros socorros em bovinos muitas vezes salvam as vidas dos animais. Um boi ferido ou acidentado, que precisa de cuidados imediatos, pode ser socorrido inicialmente pelos próprios tratadores até a chegada do veterinário.

 

Como fazer primeiros socorros em caso de acidente de gado 

 

No caso de cortes ou pancadas, o sangramento deve ser estancado para evitar uma perda de sangue considerável. Afinal, a hemorragia pode levar o animal à óbito. Por isso, para conter o sangue, utilize panos limpos, água potável e gelo em grande quantidade.

Acima de tudo, nunca coloque açúcar, café ou outros tipos de pó, principalmente os comestíveis. Esses produtos podem agravar o ferimento e desenvolver uma infecção. Além de dificultar um melhor exame e sutura feitos pelo veterinário.

Em casos de partos difíceis, é importante o produtor e o vaqueiro tomarem uma medida para garantir a vida da matriz e do bezerro. Caso precise fazer tração com o animal, utilize no máximo duas pessoas. Às vezes, força demais pode prejudicar a vaca. Além disso, verificar a lubrificação das partes moles é um bom indicativo para o nascimento ser realizado com mais facilidade. Inclusive, caso tenha vacas prenhas na sua propriedade, acesse essa dica que preparamos: como prevenir a retenção da placenta. 

 

Como criar boi: primeiros socorros
Primeiros socorros em bovinos previnem complicações. – Foto: Reprodução Internet

Intoxicação em bovinos

 

Quando o assunto é a intoxicação, principalmente por ureia, situação muito comum nas propriedades, recorra ao vinagre caseiro. De primeiro momento, irá resolver e salvar a vida do animal.

Outro produto indispensável é o soro caseiro. Muito utilizado não só em bovinos, mas em todos os animais que passam por desidratação. A mistura de sal, açúcar, água e bicarbonato de sódio repõe os nutrientes e corta a diarreia que causa uma grande perda de líquidos do organismo.

Todos esses procedimentos são feitos de formas emergenciais para evitar que o sofrimento do animal se prolongue por muito tempo.

Contudo, não hesite em chamar seu veterinário de confiança ou até mesmo consultá-lo por telefone para saber sobre como proceder em casos de suspeita de fraturas e outros acidentes mais graves.

Por fim, essa dica foi útil para você, amigo produtor? Então, deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante para o nosso trabalho. Afinal, o foco aqui é sempre melhorar sua produtividade com investimento de baixo custo.

Caso tenha alguma dúvida, basta escrever sua pergunta abaixo. Será um prazer te responder.

Temos outra dica aqui no blog que talvez seja interessante para você. Clique: Picada de cobra em bovinos: o que fazer?

E como a Boi Saúde existe justamente para proporcionar conhecimento para os pecuaristas do nosso Brasil, sugerimos que você continue seus estudos. Sabe como? Por meio do nosso canal de vídeos no YouTube.

São diversos vídeos disponíveis totalmente gratuitos e com uma linguagem de fácil compreensão. Tudo preparado com muito carinho e com a expertise do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. Acesse agora: Boi Saúde no YouTube.

Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

4 pensou em “Primeiros socorros em acidente com gado”

  1. Samyr Jefferson Sousa Pestana disse:

    Minha bezerra foi atropelada por um carro quebrou a mão,ai agora ela ta defecando nas fezes sangue e tipo coagulo de sangue

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Samyr, sinto muito pelo ocorrido, sugiro que procure um veterinário de sua confiança o mais rápido possível!

  2. Sirlei Andrade disse:

    Boa tarde……….
    Faz dez dias que minha vaca deu cria, bem no começo da manhã, durante o dia se alimentou e cuidou da cria normalmente…….
    Porém no final da tarde deitou e não levantou mais,,,,, tem um enxado no quadril……..
    Seria complicação do parto………..
    Está se alimentando normal e mesmo deitada alimenta a cria…………
    Que tipo de medicação posso dar a ela…..
    Desde já agradeço………

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Sirlei, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*