Como descartar corpos de bovinos?

Mortes de bovinos podem acontecer em qualquer propriedade, por inúmeros motivos. Ente eles, estão doenças e até mesmo idade avançada. Mas o que fazer com corpos de bovinos? Há um procedimento correto de descarte que, se não seguido, pode causar problemas na propriedade e até na saúde das pessoas. Se você ainda não sabe como proceder, não se preocupe, nesta dica vamos tirar todas as dúvidas e te ensinar a melhor forma.

A mortalidade é algo natural e acontece em qualquer rebanho. Há um índice de 3% de mortalidade em um rebanho considerado saudável, ou seja, aquele tratado de forma correta, com manejo e bem-estar animal adequados.

 

Situações que causam mortes de bovinos

 

  • doenças, desde as nutricionais até as causadas por bactérias, parasitas e intoxicação;
  • raios, mudanças bruscas de temperaturas. Esses fenômenos climáticos, infelizmente, causam elevado número de mortes de uma só vez;
  • problemas no parto, no caso de matrizes;
  • idade avançada.

 

Como descartar corpos de bovinos?

 

O descarte incorreto pode provocar diversos problemas na propriedade. Enterrar as carcaças ou simplesmente deixá-las no solo não é a melhor forma. Isso provoca a contaminação do solo pelas bactérias. Além de transmitirem doenças, podem poluir lençóis freáticos, rios e lagos das proximidades.

Mas, então, qual a melhor forma? É a compostagem, segundo a Embrapa Gado de Leite. Faça como se fosse uma cama com pedaços pequenos e picados de folhas, serragem, silagem e esterco seco e cubra-o com o mesmo material. Em 30 dias, a decomposição de forma segura estará feita. Se você está se perguntando sobre o mau cheiro, as folhas inibem o odor e ainda, é possível usar os restos do material como adubo.

 

Compostagem é a melhor forma de descarte de corpos de bovinos. Foto: Reprodução/Embrapa
Compostagem é a melhor forma de descarte de corpos de bovinos. – Foto: Reprodução/Embrapa

Como citamos, algumas causas de mortes de bovinos na propriedade, vamos te ajudar a prevenir uma que tem alta incidência no Brasil que é o botulismo. Clique na dica e confira: Como prevenir o botulismo na pecuária.

 
Boi Saúde Logo Preto - Como descartar corpos de bovinos?

Controle dos Parasitas:
5 dicas para o controle efetivo dos parasitas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami