fbpx

Picada de cobra em bovinos: o que fazer?

Infelizmente, animais peçonhentos são realidade na zona rural brasileira. Fazer varreduras constantes na propriedade é importante, mas caso aconteça, vamos te orientar como identificar e tratar um bovino picado por cobra. A identificação rápida da picada de cobra em bovinos pode ser questão de vida ou morte para o animal. E como todo produtor sabe, perder um animal é sinônimo de prejuízo na propriedade.

A incidência de bovinos picados por cobra é alta no Brasil. Espécies como jararaca, cascavel e a temida coral são realmente mortais para os seres vivos e claro, para os bovinos também. Por isso, confira os principais sintomas causados pelo veneno no organismo do animal: vômitos, músculos com tremores, queda de pressão. E o mais grave: hemorragia que pode levar o bovino à morte, principalmente se não contida a tempo.

Um dos sintomas mais comuns é o inchaço no local que sofreu a picada. Muitas vezes, a identificação é difícil pelas patas serem cobertas de pelos e os furos da picada serem pequenos, já que os dentes das cobras são finos e afiados. Se o local da picada apresentar infecções, será necessário fazer uso de produtos antissépticos e em casos mais graves, administração de antibióticos.

 

Picada de cobra em bovinos: o que fazer?

 

  • consulte sempre o veterinário de confiança para prescrever o melhor tipo de soro;
  • faça uma varredura tentar identificar a cobra. Saber a espécie ajuda a oferecer o tratamento mais adequado de acordo com o veneno;
  • deixe o animal isolado dos demais para que tenho conforto e possa se recuperar dos sintomas e possível desidratação pelos vômitos;
  • não estanque de forma alguma a parte picada do bovino. Pode agravar a região lesionada e prejudicar o membro do animal;
  • aplique soro antiofídico no animal para evitar a morte pelo efeito do veneno no organismo. Deve ser aplicado de forma endovenosa.

 

Picada de cobra em bovinos: o que fazer?
Picada de cobra em bovinos: o que fazer? – Foto: Rubens Ferreira/@fotodeboi

Ainda, se o animal continuar apresentando dor, é possível oferecer medicamentos analgésicos.

E uma informação importante: não consuma a carne do bovino que não resistiu a picada. Se você não sabe o que fazer com o corpo, aprenda o descarte correto na dica: Como descartar corpos de bovinos?.

Nunca descuide do seu gado, amigo produtor! A Boi Saúde sempre alerta sobre a importância das rondas na propriedade e também para conhecer bem seu gado. Aos primeiros sinais de anormalidade, isole-o para investigar o problema com o animal.

Para você estar sempre preparo e proteger seu gado da melhor forma possível, aprenda as dicas de primeiros socorros: Primeiros socorros para bovinos.

 
banner banner
 

18 pensou em “Picada de cobra em bovinos: o que fazer?”

  1. JANE EIREMARTINS disse:

    Gostaria de saber se uma cobra como
    cascavel picar uma vaca a noite ela pôde amanhecer morta?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Jane, a resposta para essa e outras dúvidas, você encontra aqui, no blog da Boi Saúde: https://dicas.boisaude.com.br.

  2. Elaine Sengbuch disse:

    Minha vaca está prenha e foi picada por cobra ,mais não foi identificada,já faz 16dia,já foi feito antibiótico,soro na veia e após o soro inchou no local e veio a furo sai uma água amarela já está dexinchando,mais ela não caminha ,foi picada atrás da paleta na região da costela,ela come bem e bebe água ,o que eu posso fazer que ela se salve.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Elaine, sinto muito por estar nesta situação, sugiro que procure informações com um veterinário da sua confiança o mais rápido!

  3. Olá boa tarde! Tive uma vaca picada por uma cobra que não foi indetificada, já tem uns 40 dias, agora ela está apresentando um catarro amarelo saindo do nariz, isso pode ser uma pnenalmonia ou sintomas da picada da cobra.o que devo fazer ?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Lisaene, sinto muito por estar nessa situação, sugiro que procure um veterinário de sua confiança o mais rápido possível! Aqui no Blog temos muitos conteúdos com dicas que podem lhe ajudar bastante, para saber mais acesse o link a seguir: https://boisaude.com.br/

  4. Uma cobra pegou minha vaca,a perna tá bem inchada,ela só apresentou o inchaço,está comendo normal,só está mancando,será que tem chances dela espaçar,isso já tem 2 dias

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá José, sinto muito por estar nessa situação, sugiro que procure um veterinário de sua confiança o mais rápido possível!

  5. Ola minha vaca foi picada por uma jararaca no pescoço próximo a garganta tem uns 40 dias e não morreu mas tá com uma parte dura no local e ela não se recupera fica sempre seca e fraca o que fazer???

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Vanderson, sinto muito por estar nessa situação, sugiro que procure um veterinário de sua confiança o mais rápido possível!

      1. Marcia cristina dos reis disse:

        Gostaria de saber o que fazer em caso pneumonia no rebanho como proceder com os outros animais que tiveram contato com o animal doente?

        1. José Carlos Ribeiro disse:

          Olá Marcia, obrigado por estar aqui! Nós possuímos uma dica que pode lhe ajudar bastante, para saber mais acesse o link a seguir: https://dicas.boisaude.com.br/pneumonia-em-bezerros-como-tratar-e-prevenir/

      2. Marcia cristina dos reis disse:

        Gostei do seu conteúdo muito bom uma pena que veterinário na região aqui tá difícil

        1. José Carlos Ribeiro disse:

          Olá Marcia, muito obrigado. Continue nos acompanhando, abraço.

  6. Gostei bastante do seu blog. Legal o conteudo. Parabéns
    🙂

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Alex, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!!

  7. reginaldo oscar pereira disse:

    Obrigado pela dica. Sempre Útil e objetivo. Somente uma dose é suficiente? Como saber o tipo de soro a ser utilizado? Jararaca e cascavél, AS MAIS COMUNS necessitam de soros diferentes ou ja existe um comum as duas peçonhas? grato.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Reginaldo, obrigado pelo elogio e pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*