Pasto ou confinamento: qual o ganho de peso?

Nos sistemas da pecuária, muitos produtores se questionam sobre qual tem mais ganho de peso. A resposta é muito variável. Diversas características impactam nesse número. Mas se você está em dúvida sobre qual aderir, vamos diferenciar nas próximas linhas o ganho de peso. Com isso, amigo produtor, você poderá escolher: pasto ou confinamento.

Antes de começar, o produtor precisa entender que, conforme citamos acima, diversos fatores influenciam na engorda, independentemente do sistema adotado na propriedade. São eles:

  • região;
  • clima;
  • solo;
  • pasto;
  • raça;
  • bem-estar animal;
  • manejo adequado;
  • alimentação e água disponíveis;
  • e o mais importante: nutrição.

Mas não vamos fugir do foco do nosso texto.

 

pasto ou confinamento - Pasto ou confinamento: qual o ganho de peso?
A decisão entre o pasto e confinamento depende da estrutura da propriedade. – Foto: reprodução/ Confinamento Otávio Lage

Pasto ou confinamento: qual o ganho de peso de cada um

 

Confinamento: um bom confinamento, atuando de acordo com as boas regras de manejo, sanidade e bem-estar animal, pode chegar a um peso médio de 1,8kg/dia. É importante ressaltar que o produtor precisa conhecer muito bem a dieta baseada no confinamento. Não vamos cansar de dizer que o trio: nutrição + alimentação + água é o sucesso da engorda.

Ainda, se sua propriedade for adepta desse regime, acesse a dica para complementar o conteúdo do texto: Peso ideal para o boi entrar no confinamento.

Pasto: Geralmente, o ganho de peso por animal ao dia é de 1,5 Kg. Porém, conforme citado acima, esse ganho é variável. Para saber mais sobre esse regime, acesse: Engorda de boi a pasto: tire suas dúvidas.

 

Nos dois, a nutrição é fundamental para a engorda

 

Não importa o regime, a nutrição precisa estar presente sempre, todos os dias no cocho. Na seca e no período das águas. A engorda só é mantida em crescimento contínuo com ela.

Entre os componentes, a virginiamicina é essencial para garantir os pesos citados acima. Nem só de pasto vive o boi brasileiro. A conversão alimentar é muito importante nesse quesito. Para tirar todas as suas dúvidas sobre a virginiamicina, nós selecionamos as principais dúvidas neste link: Virginiamicina: Saiba tudo sobre o composto.

Uma dica preciosa: escolha muito bem os fornecedores dos seus produtos de nutrição. Eles devem ter registros no MAPA. Além de não conter elementos químicos que prejudiquem seu produto final, que não devem deixar nenhum rastro de produto que prejudique não só o organismo dos animais, mas dos consumidores.

 
Boi Saúde Logo Preto - Pasto ou confinamento: qual o ganho de peso?

Total Corte Premium:
Suplemento vitamínico e mineral com virginiamicina!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami