Pastagem para bezerro: quando e como oferecê-la?

Ao nascer, o bezerro demanda exclusivamente do leite materno. Porém, com o avançar da idade, o pasto preciso ser incluído na rotina desse animal. Conheça qual a melhor pastagem para bezerro e quando oferecê-la.

Como já é de conhecimento, a pastagem é atividade fundamental para os bovinos. Não importa a idade, os nutrientes oferecidos pelas plantas forrageiras têm papel importante na saúde desses animais.

 

Pastagem para bezerro precisa ser escolhida com cuidado
Pastagem para bezerro precisa ser escolhida com cuidado. – Foto: Reprodução Internet

Quando oferecer pastagem para bezerro

 

O aleitamento é feito até o momento de desmame total, determinado pelo produtor. Geralmente, a idade mínima de início do desmame é com 90 dias de vida.

Para a pastagem, o tempo mais adequado para início é a partir da segunda e terceira semanas de vida. A partir desse período, a imunidade está mais fortalecida com os compostos do leite e o animal mais protegido contra parasitas, bactérias e infecções do período pós-parto. Esse sistema é indicado para bezerros de raças taurinas. Para as zebuínas, o início é a partir dos 30 dias de vida.

O período de três horas por dia no creep-grazing é o ideal. A partir dos quatro meses, pode-se aumentar o tempo de pasto dia a dia, consecutivamente. Ou seja, até chegar a 60% do tempo de pastagem dos animais adultos.

Ainda, o pasto deve ser bem manejado para se bom aproveitamento: manejo de pastagem correto aumenta o peso do animal. 

 

Melhor pastagem para bezerro em aleitamento

As mais indicadas são as que contém alta quantidade de proteína, pouca fibra que facilitam a digestão e são facilmente aceitas. O creep-grazing pode ser coberto com capins, como grama coast-cross, milheto ou Mineirão ou Leucena.

 

Melhor pastagem para bezerro em desmama

Com os nutrientes do leite sendo retirados aos poucos, há necessidade de reposição. E a pastagem é boa alternativa. Nessa fase, os capins mais indicados são gramas estrela, marandu, piatã e tiftons. Mesmo que a braquiária se encaixe nesse grupo, essa forrageira não deve ser oferecida aos bezerros como pastagem. Pois tem potencial para desenvolver a fotossensibilização, causada por um fungo que se manifesta com mais facilidade nesse tipo de capim.

 

Suplementação para bezerros

A suplementação é importante em todas as fases da vida de um bovino. Iniciar ainda na fase da desmama pode já auxiliar o organismo a se acostumar com esses elementos e já proporcionar benefícios. Esses suplementos evitam a perda de peso e previnem doenças. Parasitas, principalmente, que causam grandes prejuízos na saúde desses animais.

Por isso, oferecer o uso de sal desde a fase da desmama é indicado. Pois, assim como os animais adultos, só a pastagem e ração não são suficientes. Fósforo, cálcio, aditivos não são encontrados nesses tipos de alimentação. Mas podem ser oferecidos no cocho.

 
Boi Saúde Logo Preto - Pastagem para bezerro: quando e como oferecê-la?

Ração para Bezerros:
Receba grátis uma receita de ração bezerros!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami