fbpx

Milho para gado: formas de consumo

O milho é uma ótima alternativa de alimentação para o gado. Ele pode ser servido em diversas fases da vida, além de diferentes modos de produção. O uso do milho como alimento para gado é considerado uma dieta democrática. Pois, é possível encontrá-lo em todas as regiões do país sem dificuldades. Além disso, o preço depende da alta do mercado. Entretanto, pode-se utilizar outros ingredientes, conforme citamos abaixo. Confira as formas de oferecer milho para o gado.

 

Conheça as formas de oferecer milho para o gado 

 

Grão

Entre as formas de oferecimento do grão de milho inteiro, está no confinamento sem volumoso. Utilizado na terminação, o milho auxilia no estímulo da ruminação.

Fique atento na qualidade do milho: sirva milho graúdo, grão inteiro, com umidade máxima de 13%. Ainda, você deve servir o milho com o cocho de 40 cm  a 50 cm por animal.

Para saber mais sobre esse modelo de alimentação, acesse a dica: Como funciona a terminação intensiva a pasto.

 

Fubá de milho 

O fubá de milho é um componente muito bom para gado de leite, podendo render até 15 litros por dia. Entre os ingredientes da receita estão fubá de milho, farelo de soja, ureia, sal mineral, monensina sódica ou virginiamicina e fosfato de cálcio. Ou seja, componentes fáceis de serem encontrados no mercado agropecuário. A ração deve ser servida em duas porções: pela manhã e à tarde. A pastagem deve ser de boa qualidade sempre.

 

Milho para o gado é ótima fonte de energia.
Milho para o gado é ótima fonte de energia. – Foto: Reprodução Internet

Milho para gado moído

É uma ótima forma de se oferecer na fase de recria. É muito utilizado em receitas para engorda. Ainda, é a melhor forma de se iniciar o oferecimento de milho aos bezerros, para facilitar a digestão. Pode ser usado na época de desmama, quando o produtor inicia a alimentação dos animassem torno das oito semanas de idade. Misturado ao farelo de soja, tem uma alta taxa de digestão:

A proporção da mistura ideal com soja para bezerros é:

  • Proteína bruta (entre 16% a 20%). Pode ser milho com farelo de soja, na composição de 21%. Ou milho com ureia, que deve ter o uso com cautela, na porcentagem entre 3% e 4%;

Já para animais adultos, é possível corrigir a deficiência de pastagem especificamente no período da seca. Prepare uma mistura caseira para amenizar os danos, conformo abaixo:

  • 12 kg de ureia;
  • 25 kg de sal branco;
  • 10 kg de sal mineral;
  • 40 kg de farelo de soja;
  • 30 kg de milho moído.

Acesse o canal da Boi Saúde no YouTube

 
banner banner
 

4 pensou em “Milho para gado: formas de consumo”

  1. marcio martins de araujo disse:

    Os meus bezerros tem 11 meses, e eles nao estou comendo raçao ofertadas n cocho

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Marcio, obrigado por nos acompanhar. No nosso blog temos dicas para tirar sua dúvida, acesse o link a seguir: https://dicas.boisaude.com.br/posso-dar-sal-proteinado-para-bezerros/

  2. Arão Nolêto disse:

    Bom dia!!
    Você indica substituir o milho pelo milheto?!
    O milheto na minha cidade e mais barato.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Arão, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*