fbpx

Milho na alimentação de gado de corte

 
banner banner
 

O milho na alimentação de gado de corte no Brasil é muito utilizado. Como pode ser oferecido de várias formas e tem fácil manejo, o milho para gado de corte pode ser a primeira opção para muitos produtores. Ainda mais no período da seca. Mas existem cuidados que precisam ser levados em consideração. Aprenda com a Boi Saúde e alcance a produtividade esperada no seu negócio.

Independentemente do formato oferecido, a qualidade do grão precisa estar em primeiro lugar. Seja, silagem grão moído, inteiro ou farelo.

 

 

Milho na alimentção de gado de corte

 

Complemente com volumoso

São alimentos baseados em alto teor de fibras (mais que 18% em sua composição) e baixo teor energético. Para o organismo do animal, os alimentos volumosos são fontes de cálcio de microminerais.

Entre as sugestões, está a cana, em suas diversas formas de consumo: bagaço, in natura ou silagem. O feno também é um alimento considerado volumoso e pode ser oferecido até para bezerros.

 

Evite oferecê-lo sozinho

Unir o milho ao farelo de soja é uma ótima opção. O farelo de soja é a fonte de proteína mais usada na alimentação de animais. No formato de farelo, representa 79% do grão da soja. No comércio, os valores de proteína bruta do farelo variam entre 44% a 48%. Outro fator positivo, é que pode ser usado como fonte única de proteína nas rações.

 

Silagem de milho na alimentação de gado de corte

A silagem de milho tem seus cuidados específicos. Preparamos uma dica exclusiva sobre o assunto e de quebra, te ensinamos o preparo. É só clicar aqui: Silagem de milho para gado e até mesmo a silagem com grão úmido.

 

Milho na alimentação de gado de corte
Milho na alimentação de gado de corte – Foto: Guzerá Jovem

Não esqueça do pasto e dos suplementos

Por mais que o milho seja uma boa alternativa, não podemos esquecer que o pasto é a principal fonte de engorda do gado. Claro, que junto aos sais mineral e proteinado. Esse combo fortalece qualquer plantel, promovendo a engorda, mesmo no período da seca, para que chegue nas águas com peso esperado para a venda.

Sabemos que na seca, o pasto fica muito debilitado e uma forma viável de oferecê-lo o ano todo é em formato de silagem. Ou ainda, fazer a vedação do pasto. E desde já, reforçamos que a suplementação no cocho deve ser feita o ano todo, não apenas na seca.

 

Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Gado de corte: suplementos e melhor época para oferecê-los

Acesse também o canal da Boi Saúde no Youtube

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*