Manejo de pastagem para gado de corte: calor latente

A pastagem é formada muito mais que a forrageira. Existem muitos elementos que potencializam o resultado da engorda, a partir do consumo do pasto. O calor latente é um deles. Responsável pela energia daquela pastagem que é fonte de alimento para o gado. Nesta dica, vamos aprender sobre o manejo de pastagem para gado de corte e o que é esse calor e qual a época de maior incidência.

Não importa a região e o quanto de ração você disponibiliza no cocho. O pasto é a principal fonte de alimentação e engorda do gado. A qualidade depende da manutenção, por meio dos cuidados que devem ser diários, para preservar os componentes que serão a base da nutrição dos bovinos.

 

Manejo de pastagem para gado de corte: calor latente o que é?

 

Segundo a Embrapa são os processos de transferência da energia disponível para a evapotranspiração. É um dos principais componentes do balanço de energia do pasto.

Quando ocorre uma alteração nas partições dos fluxos de energia latente, as características do microclima são afetadas. Por isso, conhecer o balanço de radiação em superfícies vegetadas é muito válido. Dessa forma, é possível determinar as perdas de água e o acúmulo de biomassa.

 

calor latente - Manejo de pastagem para gado de corte: calor latente
Manejo de pastagem para gado de corte: calor latente – Foto: Reprodução Internet

Como é um processo que envolve evapotranspiração acontece nas águas, com o ápice entre fevereiro e março. Meses cujo o pasto tem uma quantidade maior de energia disponível. Sabe aquelas lâminas d’agua que ficam nos pasto após as chuvas? Sim, elas que são as responsáveis pelo calor latente que dá energia ao pasto.

Essas lâminas d’água sobre a superfície do solo armazenam energia e elevam o fluxo de calor no solo durante o período de chuva.

Porém, é possível também que o calor latente esteja presente na pastagem em períodos da seca, quando há disponibilidade hídrica. Aqui, o menor índice é entre junho e julho.

Para continuar seus conhecimentos sobre pasto, acesse a dica: Boi no pasto: como saber se está fazendo hora extra?. 

 

Referência: 

O que é e como aproveitar a calor latente da pastagem?. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento 81. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Embrapa, 2003.

Dinâmica dos fluxos de calor latente, calor sensível e fluxo de calor no solo no Pantanal Mato-Grossense. Anais 7º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal, Jardim, MS, 20 a 24 de outubro 2018 Embrapa Informática Agropecuária/INPE, p. 431-440.

 
Sal Proteinado - Manejo de pastagem para gado de corte: calor latenteSal Proteinado mobile - Manejo de pastagem para gado de corte: calor latente
 

2 pensou em “Manejo de pastagem para gado de corte: calor latente”

  1. Cursos Online disse:

    Parabéns pelo conteúdo do seu site, sou a Camila Da Silva gostei muito deste artigo, tem muita qualidade vou acompanhar o seus artigos.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Camila, obrigado por nos acompanhar. Conte sempre com a Boi Saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*