O touro é um animal de extrema importância na propriedade, principalmente para as que atuam com reprodução. Mas você já se perguntou qual a idade do touro para reprodução?
A nutrição desse touro precisa ter fósforo como suplemento, além de estar livre de parasitas que causam doenças e proporcionam perda de peso.
Idade do touro para reprodução
Tem, em média, uma vida reprodutiva entre 10 e 12 anos. Essa longevidade se dá a touros bem tratados com bem-estar animal, nutrição adequada e boa pastagem. E com revisão de saúde por veterinários periodicamente. Todos esses elementos favorecem não só uma vida prolongada, mas também uma boa reprodução.
Porém, sempre que possível, o produtor deve fazer uma substituição a cada três anos de monta. Esse processo evita que o touro se reproduza com suas filhas. E geneticamente, não é a ação mais adequada.
Uma das prioridades de ser ter um touro na propriedade é o melhoramento da genética a cada nova cria. E caso tenha um cruzamento entre pai e filha, essa qualidade pode retroceder.
Outra dúvida muito comum, é a idade que esse animal pode iniciar a vida sexual. Alguns especialistas indicam que cada raça tem uma indicação própria, mas geralmente, a idade inicial da vida reprodutiva é 15 meses.
Antes de adquirir um reprodutor, analise qual será a pecuária: de corte ou de leite. Além disso, esteja atento a fatores que possam prejudicar essa reprodução como os aprumos que são a sustentação das patas do animal e devem sempre estar na mesma direção. Quando há algum desvio, pode indicar algum tipo de lesão que o animal possa ter. O aprumo prejudica até a monta do animal, pois se ele sente dor, não irá conseguir fazer a posição.
Confira dicas sobre como comprar um touro reprodutor adequado: comprar touro reprodutor é investimento na propriedade.
Touro e melhora genética
Agora que você já aprendeu sobre a idade de um touro para reprodução, iremos te ajudar na escolha de raças bovinas para melhorar a genética.
Em primeiro lugar, faça uma pesquisa e se pergunte: quais raças se adaptam melhor ao seu clima e região? Afinal, existem aqueles mais quentes e outros frios e ambos impactam na hora da escolha.
Depois, é importante verificar se existe o documento de registro genealógico do touro que comprova a procedência do animal e se ele realmente tem alta genética.
Além disso, lembre-se de checar histórico de vacinas, para saber como está a sanidade. Ainda, verifique também as condições físicas do animal. Ou seja, avalie se não há marcas de parasitas ou infestação. Tudo isso antes mesmo de fechar o negócio.
Esperamos que essa dica tenha sido uma fonte de informação e conhecimento para sua propriedade.
Para continuar estudando sobre agro, acesse nosso canal no YouTube. São diversos vídeos de até 2 minutos com dicas e orientações de fácil compreensão. Além disso, uma vez por semana você pode acompanhar uma transmissão ao vivo com nosso consultor José Carlos. É só clicar: Boi Saúde no YouTube.
Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!