Qual será o momento do dia que os bovinos procuram o cocho para se alimentarem, amigo produtor? Já parou para observar essa prática? Parece que não, mas abastecer o comedouro no horário de pico para o gado de corte a pasto melhora a nutrição e até promove um melhor bem-estar aos animais pelo alimento estar mais fresco. Vamos entender o por quê?
Já falamos algumas vezes no blog que os bovinos são animais de hábitos. Se você ainda não se deparou com essa informação aqui, é importante guardá-la. E se for seu primeiro acesso também.
O Brasil tem climas completamente diferentes nas cinco regiões do país. Algumas até nem tem inverno, é calor o ano todo. Por isso, o impacto do consumo da alimentação do cocho do gado de corte a pasto pode ser impactado.
Consumo do gado de corte a pasto no cocho
Não importa a hora que o gado é inserido no pasto ou até mesmo, se fica direto no espaço destinado à pastagem, o acesso ao cocho é feito nas horas mais frescas do dia, que geralmente acontece na manhã. Como o produtor tem algumas tarefas do manejo a executar, o cocho pode ser abastecido às 10h, com a primeira refeição do dia.
Por ainda não estar muito quente em alguns locais e cidades, o bovino se sente mais confortável para se locomover e até se alimentar. Se o alimento ou nutrição ficarem muito quente devido a alta temperatura, podem não consumi-los.
Outro horário adequado é às 16h, que ainda está claro, mas o sol não tão forte.
Dicas para efetivar o consumo
- Faça coberturas nos cochos para evitar que o alimento fique molhado ou protegido dos raios solares;
- Plante árvores para que os bovinos não sinta tanto o impacto do calor. Além da sombra, as folhas poderão amenizar os sintomas das altas temperaturas que inclui falta de apetite;
- Não deixe de instalar bebedouros e fique atento à temperatura da água. É outro fator que também impacta a engorda e a produtividade. Para complementar a dica, acesse: Qual a temperatura ideal da água para os bovinos?.
- Se atente também ao consumo da matéria inserida no cocho. Será está acima ou abaixo do indicado. Se tem dúvidas sobre como medir o escore do cocho, clique: Como medir o escore de cocho?.
- Caso a rejeição seja identificada, é muito simples contornar o problema. O fubá com sal mineral é uma mistura muito oferecida quando há rejeição da mistura pelo gado. O fubá deixa o sabor mais agradável e palatável. Ofereça a mistura diretamente no cocho, caso nos primeiros dias, o produtor observar que há uma grande quantidade ao fim do dia.
Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Propriedade de gado de corte: confira as instalações
E não esqueça sempre de oferecer o sal proteinado e o sal mineral no cocho, amigo produtor. Inclusive, se quiser potencializar o consumo, indicamos a dica: Como aumentar o consumo do sal mineral?.