Farelo de trigo para bezerros é indicado?

Logo que o bezerro nasce e atinge a idade da desmama, muitos produtores têm dúvidas sobre quais são os melhores alimentos não só para nutrir, mas também atuar na engorda desde os primeiros meses de vida. Será que o farelo de trigo para bezerros é indicado?

Antes mesmo do bezerro nascer é importante que o produtor tenha um plano alimentar nutricional muito bem estabelecido para que esse novo animal se desenvolva de acordo com a expectativa de produção.

 

 

O farelo de trigo é uma boa fonte alimentar. É rico em minerais, fósforo e tem baixo teor de amido. Os produtores que têm forragem de baixa qualidade na propriedade, podem utilizá-lo como opção de complemento nutricional. Pode, inclusive, ser utilizado como substituto do caroço de algodão. Um outro bom uso é adicionar esse tipo de farelo na nutrição sempre que há troca ou início de fornecimento para um novo rebanho. Essa atitude facilita o consumo e evita a rejeição.

 

Posso oferecer farelo de trigo para bezerros? 

 

Pode sim, amigo produtor. Recomenda-se utilizar a proporção de 7 gramas de farelo de trigo mais ureia para cada quilo do animal. A ureia pode ser consumida pelos bezerros, sem nenhum problema. Basta se precaver e ter a mesma cautela no oferecimento dos animais adultos. Você pode saber mais sobre na dica: Posso servir uréia para bezerros?

A fase de introdução alimentar, logo após a desmama, que acontece entre a sétima e oitava semana de vida, pode já começar não só com o farelo de trigo. A nutrição também pode ser já inserida na alimentação. O sal proteinado e a ureia podem fazer parte da estratégia nutricional. A ureia, principalmente na seca.

 

farelo de trigo para bezerros - Farelo de trigo para bezerros é indicado?
Farelo de trigo para bezerros pode ser servido com ureia. – Foto: Tulipa Agropecuária

Adeque o consumo e nutrição dos seus bezerros 

 

A estratégia adotada por muitas propriedades é oferecer a nutrição e a ração no creep-feeding. Neste espaço exclusivo para pequenos animais não há competição e o cocho é da altura ideal para que o bezerro alcance e se alimente de forma adequada.

Se você está em dúvida sobre o que oferecer no cocho, a Boi Saúde oferece uma receita de ração com ingredientes simples e de fácil acesso. Sem contar na engorda expressiva. Para acessar o material, clique: Ração para bezerros engordarem mais rápido.

 

Referência:
Silva, Ághata Elins Moreira da, 1993- S586f 2018 Farelo de trigo e ureia em suplementos para bezerros de corte lactentes em pastejo / Ághata Elins Moreira da Silva. – Viçosa, MG, 2018.

 
Ração para Bezerros - Farelo de trigo para bezerros é indicado?Ração para Bezerros mobile - Farelo de trigo para bezerros é indicado?
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*