Mais um fim de ano chegando e as expectativas sobre o futuro do setor começam a ser especuladas. Diversos especialistas e entidades renomadas, que pesquisam a pecuária frente aos mercados nacional e internacional, analisam o setor diante de diversos cenários para que os produtores rurais possam se programar e conquistar melhores resultados a cada ano. Por que o produtor rural precisa ficar de olho nas expectativas para a pecuária em 2024?
Um produtor que não se atualiza e fica por fora das projeções econômicas tem maiores chances de ter prejuízos. Por exemplo, acompanhar o preço da arroba te garante melhor estratégia para o momento mais adequado para a negociação e, dessa forma, obter mais lucro. Se você utiliza grãos para preparo de ração ou silagem, como o milho, por exemplo, saber se o preço está acima ou abaixo do mercado na época de compra, te proporciona economia ou inviabiliza a compra, buscando outras alternativas mais acessíveis até a estabilização do mercado.
E assim, como todo ano, a Boi Saúde reuniu os principais dados para que você comece o próximo ano com seu planejamento mais dentro possível da realidade.
Resumo da pecuária em 2023
Um dos destaques da pecuária no ano de 2023 foi o número de abate registrado entre agosto e setembro que chegou a 8, 85 milhões de cabeças de gado, batendo um novo recorde histórico para o período, de acordo com a Datagro. Esse número representa um aumento de mais de 11% quando comparado com o mesmo período de 2022.
O Brasil continua um importante e estratégico produtor de carne, reconhecimento mundial. De acordo com novo número divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o rebanho brasileiro tem mais de 234 milhões de cabeças de gado. Para se ter uma noção, esse número é maior quando comparado com o de habitantes, que atualmente é de 203,1 milhões de pessoas. Ou seja, são 30 milhões de cabeças de gado a mais do que habitantes. Esses dados foram divulgados em setembro de 2023, mas correspondem ao ano de 2022.
Somos o segundo maior produtor de carne do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e seguidos pela China. Sobre o consumo interno, estamos em terceiro lugar mundial. Na lista de exportadores, estamos em primeiro lugar no ranking mundial.
Expectativas para a pecuária em 2024
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indica que até julho de 2024, a cotação da arroba do boi gordo chegue a R$ 250, principalmente no Estado de São Paulo.
Se você já exporta carne ou pretende iniciar a atividade em 2024, a Conar indica um aumento de 1,3% em relação a 2023, sendo três milhões de toneladas a mais. Quer saber como iniciar essa atividade? Confira as orientações aqui: Como produzir carne para exportação.
Sobre o ciclo da pecuária, o abate de fêmeas, que começou ainda em 2022, seguirá no próximo ano, mas com considerada estabilidade.
Estima-se que a produção de carne brasileira seja maior, com aumento entre 1% e 2%, aponta a Rabobank. Em resumo, serão 9,112 milhões de carcaças.
A respeito do consumo interno, a expectativa é que gire em torno de 31 quilos de carne por habitante.
Comece a planejar suas atividades agora
Para atender toda essa demanda, produzindo carne de qualidade, tanto para o mercado interno, tanto para o externo, é preciso de planejamento. E nada de começar a planejar as atividades e metas da sua pecuária no dia um de janeiro. Neste dia, você e todas as pessoas envolvidas na lida devem acordar já sabendo o que vai fazer, assim como em todos os demais dias do ano.
Esse planejamento pode ser feito mensalmente e até a cada quinzena, mas precisa ser feito. Dessa forma, nenhuma atividade, desde as menores até as mais importantes, será esquecida, afinal, todas elas têm sua devida importância.
Não se esqueça de fazer o básico bem feito como oferecimento de sal proteinado, sal mineral e virginiamicina, além de manter o calendário sanitário em dia.
Confira o que você deve planejar para bater as metas de lucro no próximo ano.
Referência
Conab prevê virada de ciclo pecuário e estabilização nos abates de bovinos em 2024. Globo Rural, 2023.
Mercado pecuário: análise dos preços e perspectivas para 2024. Canal Rural, 2023
Brasil tem 15% mais bois que gente, e rebanhos crescem rapidamente. Folha de São Paulo, setembro/2023.