Desenvolvimento da pecuária: qual o papel da tecnologia?

Desde o tempo da época do Brasil colonial, a pecuária tem grande impacto na economia do país. E com o passar do tempo, devido ao nosso solo fértil e clima tropical, nos tornamos uma dos principais exportadores agrícolas do mundo e um dos maiores produtores de carne. Com a revolução industrial e advento da informática, o campo também se beneficiou com o desenvolvimento da pecuária. Mas qual será o papel da tecnologia?

Novos produtos e sistemas de computadores são lançados a cada dia para efetivar a produtividade na pecuária. E principalmente, avaliar os resultados de forma segura e precisa. Com a popularização da internet, alcançando cada vez mais lares e regiões da zona rural, mais produtores têm a possibilidade de adquirir novos conhecimentos e implementar novos conceitos e ferramentas na propriedade.

 

Desenvolvimento da pecuária com a tecnologia 

 

Abaixo, vamos dar alguns exemplos que já são utilizados por pecuaristas no país e estão disponíveis para efetivar e facilitar o manejo. Claro que existem outras formas de tecnologia aplicáveis na pecuária. Entre elas, são os aplicativos que indicam o clima para os dias seguintes, monitoramento do gado e muitos outros disponíveis no mercado.

 

Troncos automáticos 

Os troncos automáticos facilitam o manejo no fechamento do gado e também reduzem a necessidade de grande mão de obra. Alguns troncos possuem pistões para acionamento, que demandam pouca força, proporcionando muita agilidade e facilidade.

Por serem acolchoados, evitam que o bovino se machuque, caso faça movimentos bruscos e pela contenção ser muito rápida que o formato tradicional, contribui para a redução do estresse animal.

 

desenvolvimento da pecuária - Desenvolvimento da pecuária: qual o papel da tecnologia?
Tecnologia auxilia com o desenvolvimento da pecuária. – Foto: Embrapa.

Balanças digitais 

Se sua dificuldade é acompanhar a engorda do gado, as balanças digitais chegaram para resolver esse problema. Em formato pequeno, fácil de ser transportado, podem pesar bovinos de até três mil quilos. E todo bom pecuarista sabe que ter conhecimento sobre o peso preciso do gado garante boas negociações comerciais.

 

Brincos eletrônicos 

Muito mais que a marcação, tem diversas funcionalidades, como o rastreamento. Além de monitorar o gado, o brinco eletrônico vem com um chip, no qual são armazenadas todas as informações sobre animal. Claro que ainda não é a realidade para todos os produtores. Mas é algo que pode ser já pensado como investimento, pois facilita e muito o manejo. Para saber mais, acesse: Qual a melhor forma de marcar bovinos?

 

Desenvolvimento da pecuária: bem-estar animal 

 

Todos os elementos citados acima atuam de acordo com o bem-estar animal e ainda colaborando para que o conceito seja aplicado na lida. Reduzir o estresse do animal garante uma maior produtividade, afinal, gado estressado não se alimenta direito e libera hormônios que prejudicam o peso.

Outro tópico importante aqui é que mesmo a tecnologia facilitando a vida no campo e no desenvolvimento da pecuária, alimentação balanceada, pasto de qualidade e nutrição no cocho são fatores principais para uma boa produtividade e nunca devem ser deixados de lado. E esses cuidados devem ser oferecidos desde o nascimento do bezerro. Para saber como, confira a dica: Como cuidar de um bezerro recém-nascido.

 
Boi Saúde Logo Preto - Desenvolvimento da pecuária: qual o papel da tecnologia?

Ração para Bezerros:
Receba grátis uma receita de ração bezerros!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

whatsapp