fbpx

Cuidados na aplicação de medicamentos em bovinos

Quanto manejo se fecha ou se estressa o animal, maior a produtividade. Porém, existem momentos que realmente o fechamento do gado é necessário. Para se ter a melhor pecuária, é preciso seguir as regras de sanidade animal e proteger o rebanho e também a saúde dos humanos que vivem e transitam no local. Por isso, nesta dica, a Boi Saúde explica os cuidados na aplicação de medicamentos em bovinos.

 

 

Além da vacina, em alguns momentos, a aplicação de antibióticos pode acontecer. Ainda, a vacina contra a febre aftosa é obrigatória e nenhum produtor deve deixar de aplicá-la, com exceção dos estados liberados.

Já que é um procedimento obrigatório, confira as dicas abaixo para você ter o melhor desempenho. E mais que isso. Evitar que erros na aplicação causem problemas de saúde e até o óbito de animais na sua propriedade. Vamos lá?

A dica principal é sempre ler a bula do produto. Todas as vezes que você for aplicar e administrar qualquer medicamento no gado, leia a bula completa. Lá você encontra as dosagens corretas, contraindicação, resíduos.

Se você tem dúvidas sobre a aplicação de várias vacinas no mesmo dia para aproveitar o fechamento do gado, acesse a dica: Posso dar todas as vacinas para o gado no mesmo dia?

 

Cuidados ao aplicar medicamentos em bovinos
Cuidados ao aplicar medicamentos em bovinos são fundamentais para proteger todo o rebanho. – Foto: Boy Fotógrafo.

Cuidados na aplicação de medicamentos em bovinos

 

A dica é que você faça o manejo de aplicação de vacinas nas horas mais frescas do dia. Ou seja, no começo da manhã ou no fim da tarde. Evite o horário de sol quente, pois estressam mais o gado.

Observe sempre se o local da aplicação está sujo de barro, esterco e sempre o esterilize-o para evitar infecções.

São dicas que a maioria dos produtores sabem, porém, com a correria do dia a dia, fica difícil de lembrar. Com isso, reforçamos a importância delas.

Contudo, tão importante quanto cuidar da saúde do gado e da propriedade que ele habita, é fundamental também cuidar do nosso meio ambiente.

Você sabia que alguns produtos não podem ser descartados no lixo comum por terem substâncias tóxicas? Pois é, amigo produtor! A dica é que você consulte a Vigilância Sanitária Municipal ou Estadual. Assim, terá a orientação correta sobre qual o destino correto para o descarte.

Aqui no blog da Boi Saúde temos um conteúdo completo sobre o assunto. Leia: Descarte correto de embalagens de agrotóxicos e medicamentos bovinos

 

Como economizar com medicamentos para bovinos

 

Essa dica é pra não pesar no bolso. Então, veja como economizar:

  • Programe-se. Na hora da compra, adquira um lote que seja suficiente para o ano todo;
  • Reúna os pecuaristas próximos e comprem em embalagens maiores. Elas têm preços melhores e caso o produto seja vendido em outra localidade vocês ainda economizam no frete;
  • Quando um medicamento for produzido na propriedade, faça junto com as vacinações obrigatórias, se possível. Dessa forma, o gado será fechado uma única vez, o que irá proporcionar menos estresse e mais bem-estar animal.

Para complementar essa dica, acesse: Como economizar com medicamentos para bovinos

Por fim, além do blog, a Boi Saúde tem dicas em formato de vídeo. Novas orientações são publicadas toda semana. É só clicar: Boi Saúde no YouTube.

Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×