Amigo produtor, você sabe como funciona o contrato de trabalho rural? Será que existe alguma diferença entre os contratos de trabalhadores urbanos? Infelizmente, algumas propriedades são multadas pelo Ministério do Trabalho por desconhecerem as regras que devem ser seguidas.
E para que você promova a melhor pecuária possível, a Boi Saúde separou as principais diferenças entre esses tipos de contratos. Vamos conferir?
Então, acompanhe!
Diferenças entre o contrato de trabalho rural e urbano
Em primeiro lugar, o trabalhador rural tem que trabalhar no máximo oito horas por dia e totalizar no máximo 44 horas semanais.
Em segundo lugar, o trabalho noturno na zona rural, compete das 20h até às 4 horas da manhã seguinte para a pecuária. E das 21h até às 5h para a agricultura. Sendo assim, fique atento para respeitar essa carga horária. Uma dica é ter um ponto para o funcionário bater e que indique a hora de entrada e de saída.
Além disso, quando o produtor oferecer alimentação aos funcionários, ela pode ser descontada da folha de pagamento, no máximo 25%. Outro ponto importante para lembrar é que a moradia também pode ser descontada do salário, com a mesma proporção, no máximo 25%.
No caso da moradia, se há um único funcionário, desconte unicamente esses 20% dele. Mas se há mais de um, desconte os 20% em uma proporção que agregue a todos. Dessa forma, há uma divisão dos custos, e os 20% serão divididos pelo número total de funcionários. Esses custos podem ser na conta de água, luz, serviços adicionais como TV à cabo, caso ofereça esse adicional e até internet, por exemplo.
Contudo, sobre os descontos de FGTS, o pagamento do décimo terceiro salário e a folga semanal são iguais aos contratos de trabalho urbano. No entanto, só uma observação: a folga semanal deve ser respeitada. Por isso, não marque para fechar o gado nos dias de folga agendada.
Se você quiser complementar a dica, adquira GRATUITAMENTE nosso e-book e distribua aos seus trabalhadores: 10 princípios do produtor de sucesso.
Continue aprendendo sobre agro!
Separamos outros conteúdos que podem ser do seu interesse quando o assunto é trabalho rural, amigo produtor! Confira abaixo:
Gestão financeira da propriedade rural
Sucessão familiar rural: como lidar
Por fim, tem mais dúvidas sobre esses e outros assuntos? Continue em nosso blog, insira sua dúvida no campo de busca.
Estar informado e sempre inovar implementando técnicas simples e de baixo custo na sua propriedade aumentam o lucro. O produtor que não investe em novos procedimentos, fica atrás dos demais que, independentemente do tamanho da propriedade e número de cabeças, está sempre em busca do novo.
Agora, se você prefere o material em formato de vídeos, acesse nosso canal no YouTube. Todo o conteúdo disponibilizado por lá é totalmente gratuito e atualizado a cada nova semana com dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. Basta clicar: Boi Saúde no YouTube.
A cada semana tem um vídeo novo. Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações.
Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!