Como lidar com a sucessão familiar rural

Gostou? Compartilhe!

Você sabia, amigo produtor, que a cada três propriedades, somente uma chega na segunda geração? E uma minoria, que representa 5% chega na terceira geração? Por isso, nesta dica vamos orientá-lo sobre aspectos muito importantes da sucessão familiar rural.

 

 

É muito comum a gente ouvir produtores que alegam o desinteresse dos filhos pela propriedade. A principal justificativa é o interesse de migração para a cidade e, consequentemente, o abandono do campo. O que, realmente, é uma tendência.

Mas pare agora e reflita: quantos médicos, advogados, professores, e outros profissionais fora do campo, têm propriedade rural? São milhões! E olha, são pecuaristas de sucesso e que exercem duas profissões de forma exemplar. É uma tendência da nova geração, que tem capacidade de gerenciamento de mais um negócio ao mesmo tempo. Pensando nisso, a partir de agora, a Boi Saúde te dará dicas sobre sucesso familiar rural que podem ser aplicadas na sua propriedade.

 

Sucessão familiar rural

 

Preparamos algumas dicas para você, amigo produtor. Por isso, separe papel e caneta.

  • Em primeiro lugar, dê autonomia ao seu sucessor, mas sem comprometer o todo. Sendo assim, separe uma parte da sua propriedade ou um lote de animais para adoção de novas tecnologias. Muitas vezes, o sucessor quer implementar novas tecnologias, mas esbarra com a resistência do patriarca.
  • Em segundo lugar, evite falar mal da atividade. Não passe aspectos negativos com frequência ao sucessor, por exemplo. Relate sim, as dificuldades. Afinal, nós daqui sabemos que são muitas. Mas todas elas podem ser superadas com dedicação e determinação, não é mesmo?
  • Em terceiro lugar, deixamos uma sugestão: que tal o sucessor ser seu sócio? Faça a mesma estratégia da dica 1. Ou seja, separe uma parte da propriedade, depois compre um novo lote de animais e deixe-o com o gerenciamento dele. Ali, você pode ensinar seu filho/filha sobre itens como o ganho de peso, a importância do bem-estar animal, manejo adequado e nutricional. Contudo, divida corretamente os lucros daquele lote e crie um sentimento de pertencimento e responsabilidade.

Ainda, se quiser dar orientações sobre como iniciar uma produção para melhor orientar seu sucessor, acesse a dica que preparamos: 7 dicas para iniciar uma produção de gado de corte e Como iniciar uma produção de gado de leite.

E não termine essa dica sem deixar seu comentário. Afinal, a sua opinião é muito importante para o nosso trabalho diário. Caso tenha alguma dúvida, por favor, não deixe de nos contatar, também. Assim que possível, iremos te responder.

 

Boi Saúde no YouTube

 

Por fim, para complementar seus conhecimentos sobre esse e outros assuntos do nosso agro, te convidamos para conhecer o canal da Boi Saúde no YouTube.

Vídeos atualizados e de fácil compreensão estão te esperando com acesso totalmente gratuito. É isso mesmo!

Então, acesse agora e desfrute de todo o conteúdo já disponível em nosso canal: Boi Saúde no YouTube.

Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações que acontecem toda semana, combinado?

A Boi Saúde deseja muita prosperidade nos seus negócios. Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*