Nesta dica, iremos orientá-lo sobre como vacinar seus animais com segurança e evitar lesões. Saber como vacinar o gado corretamente está entre os princípios de alta qualidade, bem-estar animal e preocupação com a sanidade dos produtos oferecidos.
É inevitável fechar o gado para fazer a vacinação. Não importa o período, idade ou tipo de vacina direcionada aos bovinos. Dentre as vacinas obrigatórias, estão a aftosa e a brucelose. Muitas propriedades não tem um protocolo de vacinação definido e acabam ferindo os animais. Porém, o ideal é não causar transtorno físicos, sofrimento. Além de evitar o estresse o máximo possível.
As lesões e ferimentos causados durante o fechamento do gado para a vacina causam grande prejuízo. Quando um animal chega ao frigorífico com regiões lesionadas, essas partes são descartadas. Ou seja, quilos de carne são desperdiçados e a propriedade deixa de adquirir mais lucro.Tudo isso devido a alguns produtores não saberem como vacinar o gado.
Mas não se preocupe, a seguir, vamos te dar cinco dicas para o momento da vacinação. Essas ações irão melhorar muito a sua produtividade, e consequentemente, seus negócios:
Cinco dicas sobre como vacinar o gado
1- Evite fazer a vacinação de muitos animais no mesmo dia.
Se possível, separe seu gado em dois turnos. Assim, os colaboradores descansam. E o gado não ficará fechado por muito tempo. Assim, a vacinação será feita com mais calma e tranqüilidade. Contudo, os animais não ficarão assustados e estressados.
2- Cuide da higiene do local.
O local não deve ter bitucas de cigarros que podem queimar a pata dos bovinos. As roupas dos colaboradores que atuam na lida devem estar limpas. Dessa forma, as inflamações serão evitadas.
3- Observe a agulha da pistola.
Se estiver torta ou sem fio, troque-a imediatamente. O certo é sempre ter agulhas de reserva para possíveis imprevistos que sempre acontecem no momento da aplicação.
4- Região para aplicação.
A área mais adequada é a tábua do pescoço. Evite fazer em qualquer outra região.
5- Use a pistola em ângulo de 45 graus.
Isso, porque ao levantar o couro, você pegará um pouco do couro e do músculo do animal. O que evita abcessos e lesões na pele.
Para saber sobre todas as vacinações adequadas para gado, acesse a dica: Vacinas para bovinos: perguntas e respostas.
Aqui é a Fernanda Lima , gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Olá Fernanda, fico muito feliz que tenha gostado! Conte conosco para as melhores dicas do mundo da pecuária!