Entenda quais os cuidados na utilização da ureia para bovinos. Como dar ureia para gado?
A ureia para bovinos é um composto que mantém o peso com baixo custo e resultados bem interessantes.
Para bovinos pode ser realizado em todas as épocas do ano, mas principalmente na seca, período que o solo fica pobre em nutrientes e o pasto não fornece as substâncias nutricionais necessárias para manter a saúde do animal, e consequentemente, continuar a engorda.
O uso da ureia para bovinos é muito comum em todo o país, porém muitos produtores têm dúvidas sobre como oferecê-la ao gado.
Existem dois tipos: a agrícola que tem PVA e formol na composição e é proibida na bovinocultura e a ureia pecuária que é de fácil digestão e mais pura.
No entanto, o produtor deve ter cautela ao utilizar a ureia.
Afinal, mais de quatro mil bovinos morrem a cada ano no Brasil pelo uso incorreto desse componente.
Como dar ureia para gado: Dosagem
Se for servir com o sal mineral, a mistura correta é:
- 30% de ureia para bovinos;
- 3% de sulfato de amônia
- 67% de sal mineral.
Caso sirva no sal proteinado, quando o consumo é de um grama por quilo vivo do animal, misture 12% de ureia.
Não deixe os animais sem alimentação
Não sirva ureia para bovinos famintos, que ficaram muito tempo sem acesso a algum tipo de alimentação por longos períodos, pois o consumo será muito grande de uma vez só, o que pode causar algum tipo de intoxicação.
Adaptação da ureia para bovinos
Ofereça a mistura com ureia para bovinos aos poucos, não de uma única vez. No primeiro mês de uso, divida a ureia em quatro porções.
Logo na primeira semana, você vai oferecer dois sacos de sal mineral e um de sal mineral com ureia.
Na segunda e terceira semanas, serão dois sacos de sal mineral com ureia e um só com sal mineral. Na última (quarta semana), a mistura de sal mineral com ureia pode ser servida por completo.
Cobertura dos cochos
Há um mito de que a mistura de sal e ureia para bovinos com água intoxica o animal, porém o que não pode é deixar o cocho todo encoberto de água com essa mistura que é prejudicial. Geralmente essa água é proveniente de chuva.
Sendo assim, a orientação é fazer uma cobertura acima do cocho para prevenir que essa água se acumule e cause prejuízos na saúde do animal.
Faça também furos para escoamento.
O cocho também pode ser colocado em desnível, assim evita que a água fique acumulada.
Como dar ureia para gado: sintomas de intoxicação
Se o animal consumiu grandes quantidades de ureia sem a mistura balanceada com o sal ou a água contaminada, ele começará uma salivação excessiva e tremores musculares.
Esses sintomas indicam o começo de uma intoxicação, com quadro evoluído. Ou seja, o animal passa a apresentar convulsões. Por isso, fique atento a esses sinais, pois se identificados no início, há grandes chances de cura.
O tratamento é feito com vinagre e ácido acético (4%) para servir ao animal nos primeiros sintomas. Sirva grande quantidade de água gelada que inibe a absorção do componente que causa a intoxicação pela ureia. Contudo, sempre consulte seu veterinário de confiança.
Acesse o canal da Boi Saúde no YouTube
Posso formular ração que contém ureia e colocar numa extrusora com 30% de umidade?
Após peletizado passa por um processo de secagem, queria saber se preserva a propriedade da ureia e principalmente se não causa intoxicação no gado?
Olá Gustavo, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!
estou planejando engordar vacas e disponho de aveia branca,gostaria de saber se posso usar ureia e qual o percentual.e oque mais devo acrescentar .minha região esta num periudo de estiagem .
Olá Moacir, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!
Estou alimento meu gado com cana, capineira e milho (com palha e sabugo) triturados. O que devo acrescentar para um melhor resultado?
Olá Marcos, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!
Sempre aprendendo. Sucinto e de fácil compreensão.
Olá Luís, obrigado por nos acompanhar. Conte sempre com a Boi Saúde!
Crio vacas de leite . Porém morro de medo em dar ureia para elas. Aq eu estou dando cana de açúcar com ração 24% mas não estou vendo resultados. Algumas pessoas me falaram em usar uréia , mas aq só encontrei a agricola , como poderia estar usando?
Olá Adriano, obrigado por nos acompanhar, a uréia recomendada para os bovinos é a uréia pecuária.
boa tarde estou pretendenodo criar gado de corte sem sistema de seme foninamento utilizado capim açu , ureia e farelo de milho consigo ter um bom resultado com essa dieta? qual a concentração que devo utilizar de ureia ?
Olá Fabricio, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!
pretendo alimentar as vacas de leite com quilera de milho, casaquinha de soja e sal mineral, virginiamicina. como posso acrescentar carbonato de calcio, uréia , sulfato de amôniA e enxofre. Qual a quanidade de cada item que deve misturar para um bom desempenho?
Olá Luciene, acesse o link a seguir, siga os passos, que a receita será enviada em seu e-mail: https://boisaude.com.br/racao-gado-leite.html?utm_source=blog&utm_medium=banner&utm_campaign=RacaoGadoLeite
Gostei do vídeo mas tenho dúvida.
Estou pensando em confinar gado de corte utilizando silagem de milho, ureia e casquinha de soja. Consigo ter bom resultado com essa dieta ?
Qual a quantidade de cada item devo usar para ter um melhor desempenho?
Olá Matheus, obrigado por nos acompanhar, acesse o link a seguir, siga os passos que enviaremos em seu e-mail uma excelente receita de ração para gado de corte: https://boisaude.com.br/racaopararecria.html?utm_source=blog&utm_medium=banner&utm_campaign=RacaoRecria