O touro reprodutor é o responsável pelo melhoramento genético de todo o rebanho de uma propriedade. E qual produtor não quer produzir animais com mais desempenho a cada safra?
Com certeza, você está entre eles. E para você aumentar a sua produtividade e aumente seu interesse na produção desse tipo de bovino, acompanhe esta dica da Boi Saúde.
A reprodução tem diversas funções na pecuária. Desde a criação de novos animais para a venda, para criação própria, com foco no aumento do rebanho e também na genética, como já citamos antes.
Quais serão os cuidados que uma ou um pecuarista deve ter quando decide atuar com a produção de animais reprodutores?
Como produzir um touro reprodutor
Independentemente do sexo do animal que será gerado, os cuidados devem começar antes mesmo da monta.
Se a sua intenção é produzir bezerros maiores e saudáveis que se tornarão bons reprodutores é necessário manter a saúde das matrizes em dia.
Você começar avaliando quais estão adequadas para passar pelo período de prenhez. Não deixe de conferir o escore antes de tudo: Matrizes bovinas: como avaliar o escore corporal?.
Após o nascimento, os bezerros machos que serão criados para serem reprodutores, devem receber alimentação e suplementação adequada desde os primeiros meses de vida.
Sem contar que o estresse deve ser evitado ao máximo para evitar que o desempenho fique abaixo do esperado. Por isso, no processo da desmama, fique atento às recomendações: Desmame de bezerros simples e sem estresse.
Alimentação
O touro reprodutor não pode estar abaixo e nem acima do peso. Quando muito pesado, não tem condições de fazer a monta.
Além de uma ração bem equilibrada entre volumoso e concentrado, os suplementos também têm papel importante.
Sal mineral, sal proteinado e a virginiamicina auxiliam com a nutrição e absorção de vitaminas essenciais. Com esses complementos no cocho, a acidose ruminal fica longe da porteira, proporcionando maior conforto e saúde aos touros.
Não esqueça de um bom manejo. Nada de violência e muita atenção no momento de fechar o gado. Bem-estar animal deve estar 100% presente na sua pecuária.
A água deve ser de qualidade e estar sempre limpa. Sombra também é fundamental para manter a temperatura corporal adequada e evitar estresse térmico.