Como produzir búfalas leiteiras

A produção de búfalos no Brasil está em evidência. Essa espécie pode ser utilizada não apenas na pecuária de corte, mas também na pecuária leiteira. Aqui, vamos te orientar sobre como é a produção de búfalas leiteiras. Assim, poderá decidir se é uma opção para seu negócio.

A principal dica é, antes de investir nesse tipo de raça, faça uma pesquisa sobre como é o mercado e aceitação local do produto.

Por mais que em todo mundo, os búfalos tenham mais de 180 raças, no Brasil, apenas quatro são produzidas. A Murrah é a mais utilizada e tem boa aptidão para leite. E é uma criação com tanto potencial no nosso país, que temos o maior rebanho de búfalos do Ocidente.

Assim como em toda pecuária de sucesso, a criação de búfalas precisa de fatores essenciais para o sucesso da propriedade. Alimentação adequada, cuidados sanitários como vacinas em dia, prevenção de doenças com manejo eficiente e suplementação no cocho diariamente são alguns exemplos. Como vamos abordar a criação de matrizes, a instalação de pasto-maternidade e também de atenção especial no período pré e pós-parto evitam problemas e garantem uma boa reprodução.

Búfalos são animais dóceis e os conflitos são raros. Os identificados como bravos e arredios devem ser isolados dos demais para não causar estresse no bando.

No momento de adquirir os animais, pesquise sobre a genética para não ter prejuízos e produzir um leite de excelente qualidade.

 

búfalas leiteiras - Como produzir búfalas leiteiras
Como produzir búfalas leiteiras – Foto: Ronaldo Rosa

A higiene é fator obrigatório. A sala de ordenha e os utensílios utilizados precisam ser limpos e esterilizados sempre. Para seguir os protocolos corretos, acesse: Higiene na ordenha: o que fazer antes, durante e depois.

 

Sobre o leite de búfala 

 

  • Teor de sólidos entre 40 e 50% superior ao leite bovino;
  • Alto teor de proteínas e gorduras;
  • Tem mais proteína, Vitaminas A e C e carboidratos que o leite de vaca;
  • Para produzir um queijo de um quilo, são necessários três litros;
  • Entre os derivados, os mais consumidos estão mussarela de búfala, queijo frescal, ricota e burrata;
  • Tem boa aceitação no mercado por ser um produto saudável.

 

Cuidados com as búfalas leiteiras

 

Não importa o formato da pecuária, proteger o gado do calor excessivo, principalmente os que atuam na produção de leite, garante uma melhor produtividade e bem-estar animal.

Como os búfalos são animais de pelagem escura, que retém mais calor que os de pelos claros, manter a temperatura ideal é mais que obrigatório. É possível reduzir o estresse térmico com corredores agroflorestais no pasto e também resfriadores no curral.

Para saber mais, acesse: Temperatura dos bovinos afeta produção de leite. 

 

Referência:

CARVALHO, Nelcio Antonio Tonizza de. PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO DE BÚFALAS LEITEIRAS NA UPD DE REGISTRO: UM MODELO TECNOLÓGICO DE SUCESSO. Pesquisa & Tecnologia, vol. 11, n. 1, Jan-Jun 2014.

Manejo de Búfalas Leiteiras. Associação Brasileira de Criadores de Búfalos.

 
Ração para Gado de Leite - Como produzir búfalas leiteirasRação para Gado de Leite mobile - Como produzir búfalas leiteiras
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*