A produção de búfalos no Brasil está em evidência. Essa espécie pode ser utilizada não apenas na pecuária de corte, mas também na pecuária leiteira. Aqui, vamos te orientar sobre como é a produção de búfalas leiteiras. Assim, poderá decidir se é uma opção para seu negócio.
A principal dica é, antes de investir nesse tipo de raça, faça uma pesquisa sobre como é o mercado e aceitação local do produto.
Por mais que em todo mundo, os búfalos tenham mais de 180 raças, no Brasil, apenas quatro são produzidas. A Murrah é a mais utilizada e tem boa aptidão para leite. E é uma criação com tanto potencial no nosso país, que temos o maior rebanho de búfalos do Ocidente.
Assim como em toda pecuária de sucesso, a criação de búfalas precisa de fatores essenciais para o sucesso da propriedade. Alimentação adequada, cuidados sanitários como vacinas em dia, prevenção de doenças com manejo eficiente e suplementação no cocho diariamente são alguns exemplos. Como vamos abordar a criação de matrizes, a instalação de pasto-maternidade e também de atenção especial no período pré e pós-parto evitam problemas e garantem uma boa reprodução.
Búfalos são animais dóceis e os conflitos são raros. Os identificados como bravos e arredios devem ser isolados dos demais para não causar estresse no bando.
No momento de adquirir os animais, pesquise sobre a genética para não ter prejuízos e produzir um leite de excelente qualidade.
A higiene é fator obrigatório. A sala de ordenha e os utensílios utilizados precisam ser limpos e esterilizados sempre. Para seguir os protocolos corretos, acesse: Higiene na ordenha: o que fazer antes, durante e depois.
Sobre o leite de búfala
- Teor de sólidos entre 40 e 50% superior ao leite bovino;
- Alto teor de proteínas e gorduras;
- Tem mais proteína, Vitaminas A e C e carboidratos que o leite de vaca;
- Para produzir um queijo de um quilo, são necessários três litros;
- Entre os derivados, os mais consumidos estão mussarela de búfala, queijo frescal, ricota e burrata;
- Tem boa aceitação no mercado por ser um produto saudável.
Cuidados com as búfalas leiteiras
Não importa o formato da pecuária, proteger o gado do calor excessivo, principalmente os que atuam na produção de leite, garante uma melhor produtividade e bem-estar animal.
Como os búfalos são animais de pelagem escura, que retém mais calor que os de pelos claros, manter a temperatura ideal é mais que obrigatório. É possível reduzir o estresse térmico com corredores agroflorestais no pasto e também resfriadores no curral.
Para saber mais, acesse: Temperatura dos bovinos afeta produção de leite.
Referência:
CARVALHO, Nelcio Antonio Tonizza de. PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO DE BÚFALAS LEITEIRAS NA UPD DE REGISTRO: UM MODELO TECNOLÓGICO DE SUCESSO. Pesquisa & Tecnologia, vol. 11, n. 1, Jan-Jun 2014.
Manejo de Búfalas Leiteiras. Associação Brasileira de Criadores de Búfalos.