fbpx

Como preparar as vacas de cria para a estação de monta

Para uma estação de monta com alta taxa de prenhez, a reprodução precisa ser um ponto de atenção durante o ano todo. Mas com a proximidade das chuvas, o trabalho efetivo começa. Se a sua expectativa é aumentar a taxa de nascimento e reduzir problemas no parto, confira as orientações abaixo e aprenda como preparar as vacas de cria.

 

Melhores meses para a estação de monta de bovinos 

O melhor momento para a monta de bovinos é entre novembro e janeiro. A justificativa é muito simples. Essa é a fase mais produtiva devido às águas. Pasto abundante, gado bem nutrido e saudável. Tudo isso reflete em um alta fertilidade.

Por isso, sempre indicamos que você se organize para que sua monta seja entre esses meses: novembro, dezembro e janeiro. Ainda, ter uma programação com foco na reprodução, garante que todos os bezerros nasçam na mesma época. O reflexo é mais facilidade na comercialização, já que terá muitos animais com a mesma idade no plantel.

Como medir o escore corporal de vacas 

O escore de condição corporal classifica os bovinos de acordo com os músculos e a gordura presentes no animal, no momento da avaliação. Existem duas escalas quando se trata desse tipo de avaliação.

Alimentação de vacas antes da monta

Geralmente, a alimentação das vacas de cria é baseada em nutrientes, água, proteína e minerais. A pastagem precisa ser composta de 10% de proteína bruta, 60% de nutrientes digestíveis e 2% de mineral. Além disso, é necessário observar se o sal servido tem alto teor de cálcio e fósforo, elementos fundamentais para garantir uma boa reprodução.

O cálcio evita a retenção de placenta e auxilia na formação óssea dos bezerros. Já o fósforo trabalha na nutrição do gado e previne o cio irregular da vacada, por exemplo. E ainda, a virginiamicina misturada na alimentação, ao adicionar 0,5 kg do produto em 25 kg de sal mineral e oferecer o produto final após a mistura à vontade aos animais.

A gestação de uma vaca dura nove meses, 2/3 dela são no período de seca. A dica aqui é separar uma pastagem da propriedade somente para as vacas em gestação. Sabe aquele pasto verde da sua propriedade? Sim, esse mesmo. Assim, as matrizes não precisam competir com os demais animais;

Foque na suplementação. Sal mineral, sal proteinado, ração. Sirva a melhor nutrição disponível na sua região para que esse animal seja bem suplementado durante esses nove meses e tenha um crescimento com boa qualidade de vida.

 


banner banner
 

Diagnóstico de prenhez de uma vaca 

A quantidade de cobertura de um touro é de até 25 vacas. Esse número faz com que várias matrizes engravidem no mesmo período, caso o ciclo fértil do rebanho seja na mesma época. Isso facilita o diagnóstico e também ajuda nos cuidados, já que a partir da confirmação da gestação, a vaca precisa de cuidados especiais.

O período mais adequado de confirmação da gravidez é 40 dias após a monta. Por isso, é importante que o produtor ou responsável pela reprodução da propriedade tenha todas as ações anotadas. Sendo assim, poderá acompanhar e saber a data certa para essa verificação.

Quando o tempo certo chegar, a maneira mais prática e eficaz é o toque retal. Por ser uma situação que exige precisão e delicadeza, o mais indicado é acionar o veterinário que acompanha seu plantel. Ou seja, por ele ter experiência e ser habilitado para a função, irá realizar o procedimento facilmente.

Sinais de trabalho de parto de vaca prenha

Você sabe quais são os sinais? Algumas mudanças no comportamento da vaca prenha indicam que o nascimento está próximo. São eles:

  • Liberação de muco viscoso pela vagina;
  • Redução do consumo da alimentação;
  • Sinais agitados e rugidos fora do comum;
  • Contração abdominal;
  • Próximo ao nascimento, a vaca se deita.

Algumas propriedades que acompanham o cio e a monta inserem as vacas dias antes do parto no pasto-maternidade.

O parto é um processo natural e não precisa de apoio humano. Mesmo assim, monitorá-lo e ficar de prontidão para qualquer imprevisto.

Pasto-maternidade para vaca prenha

Para melhor conforto, bem-estar e acompanhamento das vacas em trabalho de parto e recém-paridas, separe uma espaço da propriedade para ser a maternidade. O local precisa estar sempre limpo, arejado, protegido contra umidade e vento, frio e calor extremos.

Neste espaço, instale um cocho e bebedouro e ao inserir as vacas que entram em trabalho de parto ou as que estão próximas a ele. Espalhe palha seca como um forro. Isole a área para que outros animais, mesmo os domésticos, não entrem lá.

Além das vacas, os touros também merecem uma atenção especial. Saiba o que é necessário para o sucesso da monta:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*