A dieta volumosa para bovinos é baseada em fibras. Tem seus benefícios, porém, é preciso alguns cuidados no momento de oferecê-la ao gado. Aprenda neste post, como oferecer dieta volumosa.
Dieta volumosa para bovinos
O que é? São alimentos baseados em alto teor de fibras (mais que 18% em sua composição) e baixo teor energético. Para o organismo do animal, os alimentos volumosos são fontes de cálcio de microminerais.
Em quais sistemas é utilizada? No confinamento e no pasto. A pastagem, que como todos sabem é fundamental na engorda, se enquadra nesse tipo de dieta.
Como oferecer dieta volumosa
Entre as sugestões, está a cana, em suas diversas formas de consumo: bagaço, in natura ou silagem. Para saber como o oferecê-la como bagaço, acesse: bagaço de cana para bovinos.
O feno também é um alimento considerado volumoso e pode ser oferecido até para bezerros. Utilizar a técnica do fone-em-pé no período da seca é uma ótima alternativa de alimentação. Saiba mais: Feno-em-pé para a seca.
Outros alimentos muito utilizados considerados volumosos (todos em formato de silagem):
- Milho;
- capim;
- sorgo.
Pastagem
Manter a pastagem sadia o ano todo auxilia na engorda dos bovinos. Ainda, prevenir insetos e parasitas que transmitem doenças também. A seca é tão escassa, que apenas 30% do pasto é formado durante o período. Os demais 70% são formados na época das águas. Diversos fatores são responsáveis pela degradação da pastagem, afetando a qualidade. Por isso, fique atento e não descuide do seu pasto.
Leite versus dieta volumosa
Para os produtores de leite, é uma boa opção focar nessa dieta, pois os nutrientes são aliados na manutenção da gordura do leite.
Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Gado de corte: suplementos e melhor época para oferecê-los