Como iniciar uma produção de gado de leite

 

Mesmo a pecuária de corte sendo a dominante do país, o investimento no gado de leite tem crescido ano a ano. Para iniciar uma produção de gado de leite, o planejamento é fundamental, antes de sair comprando bovinos e utensílios. Nesta dica, vamos te ajudar a elaborar um plano, de forma que você obtenha sucesso e faça os investimentos corretamente.

Siga as dicas abaixo. Dessa forma, será mais fácil implementar todos os itens necessários para iniciar sua produção de gado de leite.

 

1 – Verifique a extensão da sua propriedade e onde será o curral e o espaço para ordenha!

Sim, amigo produtor! O curral e o espaço da ordenha são locais distintos.  Cada um tem uma função diferente. ambos precisam ser confortáveis, com metragem suficiente para abrigar a quantidade de animais que deseja adquirir. Comece já com um espaço adequado para um número de cabeças considerável. O ideal é ter 2,5 metros quadrados por animal.

 

2 – Escolha a raça que se adapta melhor ao seu clima e sua região.

Várias características definem a melhor raça para o gado leiteiro. Além da aptidão para a produção de leite, é interessante o produtor já pensar na reprodução. As matrizes leiteiras têm um papel importante na extensão do seu plantel. Escolha ainda, a que mais se adapta ao seu clima e sua região. Dessa forma, não haverá riscos de produção baixa devido a temperatura.

 

Produção de gado de leite pode ser iniciada com planejamento de investimentos
Produção de gado de leite pode ser iniciada com planejamento de investimentos

3 – Não esqueça dos suplementos, alimentação e água! Muita água!

Nem só de ração vive o gado de leite. Esses bovinos precisam de uma forcinha para a prevenção de doenças e manter a saúde em dia. Tenha a consciência que a sanidade do seu animal será o retorno da qualidade do seu produto. Ainda, existe a combinação de monensina sódica mais a virginiamicina, que potencializa a produção, com ótimos resultados.

A quantidade ideal que um bovino de leite deve ingerir por dia é de quatro litros de água para cada um litro de leite produzido. Então, instale bebedouros em locais de fácil acesso, para os bovinos e também para o abastecimento frequente.

A alimentação deve ser adequada e que estimule a produção, sem prejudicar o rúmen. Para saber como potencializá-la, acesse a dica: 7 passos para aumentar a produção de leite do gado.

 

4 – Mensure quanto irá investir nos utensílios da ordenha + materiais de higiene

A ordenha exige uma ambiente limpo, com necessidade frequente de uso de produtos para desinfetar o local. Além disso, pesquise qual o melhor método para você: ordenha mecânica ou manual. Os dois métodos tem custos completamente diferentes, porém, o mais barato dispensa maior necessidade de manejo diário. A ordenha mecânica proporciona rapidez e facilidade ao produtor.

A limpeza também tem papel fundamental na pecuária leiteira para se evitar a mastite. Essa doença é grave e causa grandes prejuízos.

 

5 – Manejo e bem-estar animal

O tratamento que seu animal recebe será o reflexo do seu produto final. Tratar bem os animais com água e alimentação em quantidades adequadas e de boa qualidade, manter as vacinas em dia. São tópicos que precisam estar presentes todos os dias na propriedade. Animal estressado, leite de má qualidade!

Se você, ao ler as dicas, se sentiu apto a iniciar sua produção de gado de leite, vá em frente, amigo produtor! Não esqueça de sempre contar com a Boi Saúde. Aqui no blog, temos diversas dicas específicas para aumentar sua produtividade!

 

Total Leite Premium:
Conheça o suplemento mais completo a base de monensina para seus gados de leite!


 

 

Um pensamento em “Como iniciar uma produção de gado de leite”

  1. Muito legal as informações obrigado abraço a todos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami