fbpx

Como funciona a terminação intensiva a pasto

Se você estava em busca de saber como funciona a terminação intensiva a pasto, saiba que você está no lugar certo. Na dica de hoje da Boi Saúde você vai saber como funciona e como realizar a terminação intensiva a pasto.

Por isso, acompanhe o conteúdo até o final!
 

 

Em período de seca, a terminação a pasto tem certo nível de dificuldade devido à falta de chuvas. Porém, existem alternativas para amenizar o problema que é um fator limitante na propriedade.

O confinamento a pasto é o conceito onde se oferece a mesma quantidade de ração para o gado confinado, mas em pastagem. Nesse processo, existe a vantagem da praticidade. É um método simples, com manejo diário. Dentro do pasto, com ração, é possível realizar a fase de terminação de forma eficiente.

 

Como funciona a terminação intensiva a pasto
Gado no sistema de terminação a pasto. – Foto: Reprodução Internet

Como iniciar o sistema de terminação intensiva a pasto

 

Veja o passo a passo a seguir:

  • Ter uma área para confinamento adequada e com bom volume de pasto;
  • Nesse espaço é preciso ter cocho com medidas de três animais por metro;
  • O número de 120 a 150 animais por lote é adequado;
  • Cocho, área bem definida e pasto: são os três elementos para uma boa terminação.

Mesmo em épocas de alta de preços dos grãos, a terminação a pasto tem um bom custo-benefício. Pode-se usar a métrica de 2% do peso vivo do animal por ração. Um animal de 500 quilos, consome 10 quilos de ração por dia, mais o pasto. Seria uma dieta de 85% de concentrado e 15% de volumoso.

Com os preços mais em alta, principalmente o milho, pode-se trabalhar a 1,5% do peso vivo, ou seja, um animal de 500 quilos, comendo oito quilos de ração por dia, por exemplo.

Consequentemente, quando se fornece menos ração, é necessário diminuir a taxa de lotação. Nesse sistema de terminação intensiva, o ideal é trabalhar de seis a 10 animais por hectare. Quando são fornecidos 10 quilos de ração por animal, pode-se ter até 10 animais por hectare. Já quando se fornece menos, o número ideal é entre cinco e seis animais por hectare.

Quer saber mais sobre pasto?  Então te convidamos para acessar outras dicas que preparamos sobre o tema:

Como fazer confinamento a pasto

5 dicas para cuidar e manter seu pasto de gado em dia

Como manter o pasto para gado de corte?

Confinamento a pasto: dúvidas sobre a estratégia

Contudo, ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto, amigo produtor? Não tem problema. Escreva sua pergunta nos comentários. Será um prazer te responder.

 

Conteúdo em vídeo

 
Para complementar seus conhecimentos sobre esse e outros assuntos, te convidamos para conhecer o canal da Boi Saúde no YouTube.

Lá você encontra dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro, em formato de vídeo. Tudo isso de forma gratuita! Não perca tempo e acesse agora mesmo:  Boi Saúde no YouTube.

A cada semana tem um vídeo novo com linguagem simples e atualizada sobre o mundo do agronegócio. Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações.

A Boi Saúde deseja muita prosperidade nos seus negócios. Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×