A carne com abscesso causa grandes problemas nas transações comerciais. Para evitar prejuízos na sua produtividade e também atuar sempre de acordo com o bem-estar animal, vamos descobrir como evitá-lo.
O que é carne com abscesso?
É uma carne contaminada com inflamações que contém pus. A parte do boi com esse problema é descartada, pois não pode ser consumida. Visivelmente, quando algum boi aparenta uma parte do couro com protuberância, pode indicar carne com abscesso.
Essas inflamações se formam na parte interna dos tecidos e tem como uma das principais causas a má aplicação da vacina. É um manejo que deve ser muito bem preparado para evitar danos.
Estudos apontam que uma substância específica causa o abscesso. A saponina, um componente oleoso, foi retirado das vacinas de febre aftosa, em 2017. Ainda, em maio de 2019, houve a alteração da dosagem obrigatória de 5ml para 2 ml. Para saber como planejar seu calendário vacinal, confira: Calendário sanitário para bovinos: como planejar.
Os impactos econômicos são tão graves que países já chegaram a embargar carne brasileira ao identificarem o problema. As peças mais comuns de serem contaminadas com pus são acém, paleta e pescoço. Para produtores rurais de pequeno e médio portes, os prejuízos são diretos. Os frigoríficos descartam a parte com abscessos, que podem chegar até dois quilos. Com isso, pagam apenas o valor dos quilos que estão realmente adequados para comercialização e consumo. E o valor esperado pela transação acaba sendo menor.
Vacinas e abscessos
- Segundo orientação da Embrapa, as agulhas de aplicação da vacina no animal não podem ser muito finas, nem muito grossas, entre 15 x 18 ou 15 x 20. A agulha precisa ser desinfetada antes da aplicação;
- Vacina deve ser armazenada e refrigerada corretamente;
- Verifique se as tábuas do curral e do tronco não estão soltas ou com pregos para fora. Qualquer movimento em falso poderá provocar ferimentos nos bovinos;
- As roupas dos colaboradores que atuam na lida devem estar limpas. Dessa forma, as inflamações serão evitadas;
- O local não deve ter bitucas de cigarros que podem queimar a pata dos bovinos.
Para que você tenha uma ótima produtividade, fizemos uma dica com as respostas das principais dúvidas sobre vacinas. É só clicar no link e proteger seu gado de forma adequada: Vacinas para bovinos: confira perguntas e respostas.
Olá Stefani, obrigado por nos acompanhar. Conte sempre com a Boi Saúde!