Como escolher uma vaca para reprodução

As vacas destinadas à reprodução, conhecidas como matrizes, tem um papel muito importante na propriedade. É a partir delas que novos animais são gerados, o que garante o aumento do rebanho. Se você está pensando em adquirir uma para sua propriedade, não deixe de consultar as dicas abaixo. Vamos te ajudar a escolher uma vaca para reprodução que dê muita produtividade ao seu negócio.

Algumas características precisam ser avaliadas antes do produtor fechar a compra. Dessa forma, ele garante que o investimento terá o retorno esperado.

 

O que analisar ao iniciar uma compra de vaca para reprodução

 

Pelagem- deve ser saudável, com brilho e sem falhas. Quando apresentar aspecto opaco, ou até mesmo falhas, pode indicar que o animal não está bem de saúde ou passou recentemente por parasitas.

Olhos- deve ser alinhados. Caso a vaca apresente problemas de visão, descarte a compra.

Membros dianteiros e traseiros-  avalie se estão fortes ou se apresente tremedeira e falhas de sustentação. Peça para ver a matriz caminhando. Assim é possível identificar possíveis problemas ósseos e musculares. Os aprumos também precisam ser avaliados.

Úbere- identifique sinais de mastite e o formato das tetas, se estão normais ou inchadas.

Ancas- não podem ser muito estreitas para facilitar o parto.

Vulva- precisa ser de tamanho normal. Quando pequena, impede uma concepção de forma fácil e natural. Mesmo no período do cio.

Peso- se a vaca estiver magra, abaixo do peso, a reprodução pode não vingar, devido a algumas deficiências nutricionais.

Solicite sempre o registro genealógico que irá garantir a genética e procedência da vaca.

 

A compra de vaca para reprodução precisa ter fatores de avaliação
A compra de vaca para reprodução precisa ter fatores de avaliação. – Foto: Rubens Ferreira/@fotodeboi

Outros fatores importantes na reprodução

 

Amigo produtor, agora vamos te fazer um alerta. É muito importante adquirir uma vaca para reprodução em condições ideais para gerar um bezerro saudável. Mas é um conjunto que agrega a melhor produtividade. Aqui, citamos os principais:

  • manejo adequado;
  • bem-estar animal;
  • pasto adequado;
  • nutrição suplementar no cocho;
  • água de boa qualidade.

Alguns nutrientes são de extrema importância para o desenvolvimento do animal que será gerado, desde o útero. Fósforo, cálcio e ferro estão entre os principais. E com o pasto deficiente, ainda mais no período da seca, é preciso incluir o sal mineral, sal proteinado e virginiamicina no cocho. Assim, é possível assegurar que a matriz irá gerar um bezerro nas condições esperadas. E também garantir um parto seguro. Se você ainda não tem conhecimento sobre como oferecer esses nutrientes para as matrizes, confira o texto: Sal proteinado e vacas de cria: como oferecer?.

Para ter uma reprodução com resultados satisfatórios na sua propriedade, não deixe de consultar a dica: Escolha do reprodutor de qualidade é ótimo investimento.

 
Boi Saúde Logo Preto - Como escolher uma vaca para reprodução

Total Corte Premium:
Suplemento vitamínico e mineral com virginiamicina!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo