Como armazenar capim para pastagem de bovinos

Uma forma de manter o gado sempre com a engorda contínua, mesmo na seca, é oferecer alimentação nutritiva durante todo o ano. Armazenar capim durante o período das águas para oferecer na seca é uma ótima opção. Porém existe uma forma certa desse tipo de armazenamento. Vamos aprender como armazenar capim para pastagem de bovinos?

Como sempre citamos aqui no blog, o capim tem um papel essencial na engorda bovina. A nutrição também tem impacto na qualidade dessa alimentação. Escolha sempre espécies nutritivas e que forneçam componentes que garantem uma boa saúde animal.

Como forma de se preparar para a seca, época em que os produtores encontram grande dificuldade para manter a engorda, devido a falta de pastos saudáveis, armazenar capim corretamente minimiza esse efeito.

Para isso, é preciso ter uma pasto abundante e reservar uma área apenas para armazenamento, enquanto as demais são usufruídas pelos bovinos naquele momento.

 

armazenar capim - Como armazenar capim para pastagem de bovinos
Como armazenar capim para pastagem de bovinos – Foto: reprodução/Balde Branco

Como armazenar capim para pastagem de bovinos

 

  • O local deve ser limpo e arejado, sem a presença de roedores e animais que causam doenças. Ainda, evita a presença de mofo nos sacos;
  • Sol e chuva não devem ter contato com o capim armazenado;
  • O tempo máximo de armazenagem deve ser de dois anos;
  • No processo de silagem, é importante que toda a água seja retirada;
  • Caso faça o armazenamento em sacos plásticos próprios e não em sacos de tecido, que são os mais comuns, aplique um inoculante biológico que irá auxiliar no combate da proliferação de fungos. Auxilia também na fermentação;
  • Feche bem os sacos, que podem ser prensados para facilitar e aproveitar mais espaço. O oxigênio não deve ter contato com o capim, assim a fermentação estará garantida. A fermentação é essencial, pois gera ácidos que deixam o capim com boa qualidade nutricional para o gado.

Com todos esses cuidados, o produtor garante a preservação da proteína do capim que chega a ser 10% maior do que a silagem de milho.

Mesmo com todo esse processo para garantir uma ótima nutrição, suplementos devem estar sempre no cocho para manutenção e ganho de peso, além da prevenção de doenças. Confira a dica e evite o problema: Saiba o que servir para o gado na seca.

Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Planejamento da alimentação para bovinos na seca

 
Volumoso de Cana de Açúcar - Como armazenar capim para pastagem de bovinosVolumoso de Cana de Açúcar mobile - Como armazenar capim para pastagem de bovinos
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*