fbpx

Como lidar com bovino agressivo e evitar a sodomia?

Se você estava em busca de saber como lidar com bovino agressivo, chegou no lugar certo. A partir de agora, a Boi Saúde vai te explicar e mais, ao saber como lidar, você poderá eliminar a trepação e sodomia na sua propriedade.

No final do texto, não deixe de comentar o que achou das dicas. Caso tenha alguma dúvida, escreva pra gente também, combinado?

Então, vamos lá?

 

 

Saber lidar com boi agressivo é uma dificuldade que faz parte da propriedade. Animais dando cabeçada, ferindo os demais com os chifres, subindo em outros. Todas essas atitudes são conhecidas como ato de sodomia.

Esses atos tiram o foco da nutrição do gado, pois o produtor precisa estar sempre atento para que esse boi agressivo não machuque e cause danos aos demais.

Acima de tudo, os animais feridos precisam de cuidados e manejo diferenciados, o que tira o produtor das tarefas do dia a dia e o olhar exclusivo para a produtividade. Sem contar que em casos graves, é necessária a consulta de um veterinário para tratamento adequado.

 

manejo de bovinos
Saiba como evitar conflitos e trepação de boi. – Foto: Pecuária MS

Como fazer o manejo do bovino agressivo? 

 

Uma saída é a castração, mas caso continue com os animais inteiros, siga essas orientações:

  • Em primeiro lugar, analise o tamanho do seu cocho. Muitos conflitos são causados pela falta de acesso à alimentação. Ao servir ração, o espaço ideal para cada cabeça é de 30 cm. Se for suplemento, 10 cm linear por animal.
  • Em segundo lugar, faça descorna nos bovinos. Esse ato diminui a agressividade, as lesões e valoriza os animais, por se tornarem mais mansos.
  • Em terceiro lugar, evite misturar lotes de animais no mesmo local. Toda vez que um animal desconhecido se aproxima do plantel, a possibilidade de conflitos é grande. Afinal, há uma hierarquia no rebanho e esse animal desconhecido pode ser agredido.

A castração é um método muito utilizado no Brasil, porém causa a perda de 10% do peso do animal. Muitos frigoríficos preferem o animal castrado, mas outros comercializam apenas animais inteiros. Portanto, faça uma pesquisa entre os compradores da sua região para fazer a melhor escolha e assim não afetar sua lucratividade.

Para seguir essas dicas, acesse nosso conteúdo complementar. Basta clicar nos links para obter mais informações: Como fazer a descorna de bovinos.

E não termine essa dica sem deixar seu comentário. Afinal, a sua opinião é muito importante para o nosso trabalho.

 

Não pare seus conhecimentos por aqui!

 

Por fim, para complementar seus conhecimentos sobre esse e outros assuntos, te convidamos para conhecer o canal da Boi Saúde no YouTube.

Vídeos atualizados e de fácil compreensão te esperam com acesso gratuito.

Então, acesse agora e desfrute de todo o conteúdo já disponível por lá: Boi Saúde no YouTube.

Aproveite e se inscreva no canal. Dessa forma, toda vez que um vídeo novo for ao ar, você será notificado por e-mail, combinado?

Esperamos que essa dica tenha sido uma fonte de informação e conhecimento para seu negócio. Nos vemos na próxima. Então, até lá!

 
banner banner
 

Um pensamento em “Como lidar com bovino agressivo e evitar a sodomia?”

  1. João Batista de Queiroz Castro disse:

    Excelentes dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*