fbpx

Como escolher uma boa fazenda

Aposto que o título deste texto é uma dúvida ou até curiosidade de centenas de produtores rurais do país. Se você está a procura de uma fazenda para comprar, confira nossas dicas.

Se você está na fase de escolha de uma propriedade rural para criar gado, alguns itens na estrutura facilitam a sua pecuária.

 

Como escolher uma boa fazenda para comprar?

Confira sempre, em primeiro lugar, a documentação. Faça uma lista para não perder nada. Verifique se IPTU, escritura e demais documentos legais estão em dia.

Verifique se a localização tem acesso fácil. Se você pensa em produzir gado, com certeza, fará embarque e desembarque de bovinos com frequência. Cheque se a estrada é de fácil acesso.

Faça rondas no pasto para analisar a qualidade e questione sobre a espécie da forrageira. A pastagem precisa ser adequada à região. Caso não seja, negocie um desconto, pois será necessária uma nova implementação ou até mesmo consórcio.

O acesso à água é outro fator super importante. Sem ela, a pecuária não rende.

O terreno é todo plano, cercado por morros ou em decline? Toda a estrutura física precisa seguir um curso para evitar inundações e encharcamento de áreas.

Além da casa principal, confira as instalações para funcionários. Se já existem e se precisam de reformas. Caso não tenha, se tem espaço suficiente para a construção.

Agora, quando se trata da estrutura para pecuária, se a fazenda para comprar já tiver algo pronto, melhor ainda.

 

Medidas e padrões 

Aqui, vamos explicar um tópico importante. Em São Paulo, é utilizado o alqueire paulista, que equivale a 24, 200 metros quadrados. Em Minas Gerais, utiliza-se o alqueirão, que é o dobro, que equivale a 48 mil, 400 metros quadrados.

Para medir as propriedades, vamos utilizar a metragem de hectare, que equivale a 10 mil metros quadrados. Escolhemos esse formato por ser uma medida universal que irá facilitar produtores de todas as regiões do país. Além de ser muito utilizada em extensões de terra.

No Brasil, existem muitos nomes que denominam uma propriedade:

  • Rancho;
  • granja;
  • estância;
  • colônia.

Esses são apenas alguns exemplos. Porém, os mais utilizados são sítios, chácaras e fazendas.

 

Chácara, sítio ou fazenda para comprar?
Chácara, sítio ou fazenda para comprar? – Foto: Marcelo Lagatta

Entenda a diferença entre chácara, sítio ou fazenda

Existem muitas denominações no Brasil, e vamos te ajudar a entender, de acordo com as metragens, a classificar sua propriedade.

 

Chácara: para ser classificada neste formato, a propriedade precisa ter, no máximo, 12 hectares. 

Sítio: para considerar uma extensão de terra como sítio, ela tem entre 13 e 96 hectares. 

Fazenda: já para sua propriedade ser classificada como fazenda, ela tem 97 hectares ou mais.

Essas classificações auxiliam, principalmente, nos momentos de transações comerciais das propriedades. Seja pelo vendedor, seja pela interessado na compra.

Já que citamos o assunto “propriedade”, você já pensou na sucessão familiar do seu negócio? Se não, chegou o momento. Confira a dica sobre o assunto no texto: Sucessão familiar em propriedade rural.

 

Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica A silagem substitui o pasto?

 
banner banner
 

6 pensou em “Como escolher uma boa fazenda”

  1. Carlos Augusto disse:

    Pretendo comprar um sítio pára cria gado leiteiro , quantos hectares no mínimo eu preciso para criar 40 cabeças?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Carlos, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  2. Estás informações são excelentes para o bom intendimento sobre terras e suas medidas. Muito bem explicado assim é bom conhecer.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Elcio, seu comentário é muito importante para nossa equipe! Nosso objetivo é facilitar o acesso à informação, para que nossa pecuária seja cada vez mais forte! Muito obrigado por estar com a Boi Saúde!!

  3. DOMINGOS TEODORO FILHO disse:

    AGRADEÇO RECEBER NOTICIAS TODOS OS DIAS

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Domingos, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*