Carrapatos e berne em gado limitam o aumento da produtividade e engorda. Afinal, gado com desconforto e dor não produz. Como são pragas conhecidas na pecuária, a prevenção é a melhor arma do produtor. Assim que identificar a contaminação de um desses dois parasitas na sua propriedade, faça uma varredura e tome as medidas necessárias para evitar maiores proporções.
Para melhor que seus conhecimentos sobre o tema sejam adquiridos de forma simples e direta, a Boi Saúde explica nesta dica o que é cada parasita e a forma de tratamento. Boa leitura!
Carrapatos
O que são carrapatos?
São ectoparasitas transmissores de doenças graves, que refletem diretamente na produtividade. O sistema de pasto rotacionado é uma ótima solução para se prevenir os carrapatos, já que o gado não permanece muito tempo no mesmo local. Além de proporcionar uma pastagem de alta qualidade, o gado fica livre desse tipo de ectoparasita.
Como tratar os carrapatos?
Vermífugos e carrapaticidas são boas alternativas. Fique atento, no momento da compra, sobre a forma de aplicação e também a agressividade dos produtos, principalmente, se seu gado for leiteiro. É importante ressaltar que o uso constante de carrapaticida pode desenvolver uma resistência aos protozoários, por isso é preciso estudar o melhor momento para tratamento, além do melhor produto de acordo com as características da propriedade.
Como prevenir os carrapatos?
O controle do carrapato precisa ser feito de maneira conjunta. Para completa efetividade, o combate precisa ser realizado não apenas pela propriedade onde os animais circulam. Mas também pelos vizinhos, assim como a Vigilância Sanitária local. Não adianta apenas a sua prevenção, pois os carrapatos migram para pastos próximos com muita facilidade.
Berne em gado
O que é berne em gado?
O berne é um parasita transmitido por larvas das moscas da espécie Dermatobia hominis. É muito comum em regiões quentes, já que a mosca ataca os bovinos que se protegem do sol embaixo das árvores que são abrigos desses insetos.
Como tratar berne em gado?
Assim como toda doença parasitária, o bovino acometido por bernes precisa ser isolado dos demais. É a primeira atitude que o produtor deve tomar, seguida da aplicação de pomadas para diminuir o desconforto e possível dor que o animal esteja sofrendo. O indicado é retirar as larvas e fazer uma limpeza no local atingido. Em casas pecuárias, você encontra facilmente pomadas cicatrizantes e próprias para a doença, como pastas bernicidas. Há outras opções também como medicamentos injetáveis e orais. Caso esteja em dúvida, procure orientação com o veterinário da sua confiança.
Como prevenir berne em gado?
Além dessa varredura diária, a nutrição auxilia na proteção de dentro para fora do organismo do rebanho como um todo. Com a imunidade fortalecida e saúde em dia, o bovino que entra em contato com os bernes tem chances menores de adoecer e promover prejuízos na lucratividade da pecuária. Nada mais simples que fazer a prevenção no cocho. Sal mineral, sal proteinado e virginiamicina fortalecem a saúde do animal, promovem a engorda e deixam parasitas, como o berne longe do seu gado.
Para saber como oferecer uma nutrição adequada para seu gado, acesse o link: Como melhorar o desempenho do gado de corte.