Bovino picado por cobra: o que fazer?

Infelizmente, animais peçonhentos são realidade na zona rural brasileira. Fazer varreduras constantes na propriedade é importante, mas caso aconteça, vamos te orientar como identificar e tratar um bovino picado por cobra. A identificação rápida da picada pode ser questão de vida ou morte para o animal. E como todo produtor sabe, perder um animal é sinônimo de prejuízo na propriedade.

A incidência de bovinos picados por cobra é alta no Brasil. Espécies como jararaca, cascavel e a temida coral são realmente mortais para os seres vivos e claro, para os bovinos também. Por isso, confira os principais sintomas causados pelo veneno no organismo do animal: vômitos, músculos com tremores, queda de pressão. E o mais grave: hemorragia que pode levar o bovino à morte, principalmente se não contida a tempo.

Um dos sintomas mais comuns é o inchaço no local que sofreu a picada. Muitas vezes, a identificação é difícil pelas patas serem cobertas de pelos e os furos da picada serem pequenos, já que os dentes das cobras são finos e afiados. Se o local da picada apresentar infecções, será necessário fazer uso de produtos antissépticos e em casos mais graves, administração de antibióticos.

 

O recomendado quando o bovino picado por cobra é:

 

  • consulte sempre o veterinário de confiança para prescrever o melhor tipo de soro;
  • faça uma varredura tentar identificar a cobra. Saber a espécie ajuda a oferecer o tratamento mais adequado de acordo com o veneno;
  • deixe o animal isolado dos demais para que tenho conforto e possa se recuperar dos sintomas e possível desidratação pelos vômitos;
  • não estanque de forma alguma a parte picada do bovino. Pode agravar a região lesionada e prejudicar o membro do animal;
  • aplique soro antiofídico no animal para evitar a morte do animal pelo efeito do veneno no organismo. Deve ser aplicado de forma endovenosa.

 

Bovino picado por cobra precisa de tratamento adequado
Bovino picado por cobra precisa de tratamento adequado. – Foto: Rubens Ferreira/@fotodeboi

Ainda, se o animal continuar apresentando dor, é possível oferecer medicamentos analgésicos.

E uma informação importante: não consuma a carne do bovino que não resistiu a picada. Se você não sabe o que fazer com o corpo, aprenda o descarte correto na dica: Como descartar corpos de bovinos?.

Nunca descuide do seu gado, amigo produtor! A Boi Saúde sempre alerta sobre a importância das rondas na propriedade e também para conhecer bem seu gado. Aos primeiros sinais de anormalidade, isole-o para investigar o problema com o animal.

Para você estar sempre preparo e proteger seu gado da melhor forma possível, aprenda as dicas de primeiros socorros: Primeiros socorros para bovinos.

 
Boi Saúde Logo Preto - Bovino picado por cobra: o que fazer?

Livro Digital no seu E-mail!
Conheça: Os 10 Princípios do Produtor de Sucesso.


2 pensou em “Bovino picado por cobra: o que fazer?”

  1. reginaldo oscar pereira disse:

    Obrigado pela dica. Sempre Útil e objetivo. Somente uma dose é suficiente? Como saber o tipo de soro a ser utilizado? Jararaca e cascavél, AS MAIS COMUNS necessitam de soros diferentes ou ja existe um comum as duas peçonhas? grato.

    1. Olá Reginaldo, obrigado pelo elogio e pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo