Bezerro estufado o que fazer?

Que produtor nunca se deparou com um bezerro estufado na propriedade? O estufamento é causado por gases, devido ao processo digestivo da dieta oferecida. A prevenção é oferecer alimentos e ração que auxiliem no rúmen e evite a fermentação no organismo do animal.

 

 

Conhecido como timpanismo bovino, esse acúmulo de gases parece inofensivo. Porém, se o bovino não eliminar esse excesso, pode ter morte súbita por não conseguir respirar ou até mesmo, o sangue não circular no corpo todo. Animais confinados têm maior incidência devido ao alto consumo de grãos.

 

Quais alimentos deixam o bezerro estufado? 

 

O risco do estufamento se dá em dietas baseadas em alto concentrado, ricas em grãos. Algumas alternativas de alimentos como feno e silagem também, quando consumidas em excesso e de forma irregular, podem ser fator de risco.

Ainda, alguns produtores podem até estranharem, mas o próprio leite pode ocasionar a doença.

As áreas mais afetadas do organismo do bezerro estufado são partes importantes do estômago como o retículo. Por ser uma doença metabólica, os gases são impedidos de serem eliminados.

 

bovino 1 - Bezerro estufado o que fazer?
Bezerro estufado o que fazer? – Foto: Reprodução Internet

Sintomas 

 

Além do inchaço e estufamento local, o timpanismo causa outros sintomas que prejudicam a saúde do animal. Dor no abdômen, falta de apetite e aumento da frequência respiratória são apenas alguns. Na fase mais crítica, o bezerro estufado não consegue ficar em pé. Os olhos ficam dilatados e a boca frequentemente aberta.

 

Bezerro estufado o que fazer?

 

O tratamento mais comum é baseado no uso de uma sonda, utilizada para aliviar os gases.

 

Prevenção 

 

Sabemos que os grãos tem papel importante na engorda dos bezerros. Porém, em excesso, pode causar transtornos como o estufamento. O ideal é oferecer uma alimentação balanceada, com porcentagens equivalentes. Quando o grão e alimentos com alta probabilidade de fermentação são a base da dieta, os riscos são grandes. Incluir fibras na alimentação também faz parte da prevenção.

 

Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Como evitar o adoecimento em bezerro

 
Ração para Bezerros - Bezerro estufado o que fazer?Ração para Bezerros mobile - Bezerro estufado o que fazer?
 

27 pensou em “Bezerro estufado o que fazer?”

  1. Ola tenho um bezerro de 3 meses que estar com estufamento e barriga muito inchada estar se alimentando mas nao consegue ficar em pé.o que FAZER

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Jaqueline, o tratamento mais comum para bezerro estufado é baseado no uso de uma sonda, utilizada para aliviar os gases.

  2. Estou com um bezerro nascido a 9 dias que não defeta e nem mama qual remédio indicado

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Evelin, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  3. Olá bom dia estou com uma novilha que faz 6 dias que não come já tomou TDS tipos de remédio foi administrado até remédio na veia mas não houve sucesso ela só bebe água ,no início estava com muitos gases o que pode ser?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Danilo, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  4. Boa tarde
    Tudo bem
    Estou com uma vaca, que teve seu terneiro ontem a tarde mas não conseguimos fazer ele mamar hoje .
    E ele está estufado e com gases ? O que faço

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Flávia, obrigado por nos acompanhar, o tratamento mais comum é baseado no uso de uma sonda, utilizada para aliviar os gases.

  5. Luiz Cavalcante disse:

    Se tiver um WhatSapp posso enviar um video do animal.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Luiz, contate-nos pelo WhatsApp, através do link a seguir: https://bit.ly/2z0RSdC

  6. Luiz Cavalcante disse:

    Estou com uma novilha barriga muito inchada (por aqui chamam de barriga d’agua) já dei uma série de remédios (antitoxico, colbazan, ruminol, magnesio, e até garrafada de casca de chapada, aroeira e quina quina, mas sem sucesso. Já me indicaram ferrodex injetável e ivomec injetável, devo ministrar? Trata-se de uma região distante um pouco de cidade, onde os tratamentos se dão através das experiencias locais. Obrigado.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Luiz, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  7. Boa tarde !
    Tenho bizerro q ja esta desmamado , ele tem quase 1 ano ele esta com a diarreia negra eu dei o remedio baycox ele ! Ele deu uma melhorada mais agora com 15 dias ele inchou muito a barriga e esta deitado sem querer levantar o q posso fazer ?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Gabriela, obrigado por nos acompanhar, no link a seguir temos dicas que podem lhe ajudar bastante, acesse: /como-eliminar-a-diarreia-em-bezerros/

  8. Carla regina goncalves disse:

    Estou com uma Bezerra estufada barriga enorme eata com 15 dias de nascida oque devo faze?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Carla, o tratamento mais comum é baseado no uso de uma sonda, utilizada para aliviar os gases, para mais informações sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br

  9. Tenho um terneiro que comeu la de carneiro, queria sabe se tem como salva?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Juliana, você tem que socorre-lo o mais rápido possível, pois poderá ter que ser feito uma cirurgia!

  10. alison da silva machado disse:

    boa noite meu bezerro esta com a cara inchada e com diarreia e não esta querendo comer ele em 4 meses
    o que posso fazer ?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Alison, obrigado por nos acompanhar, no link a seguir temos dicas que podem lhe ajudar bastante, acesse: /como-eliminar-a-diarreia-em-bezerros/

  11. Lucas Maciel dos Santos Souza disse:

    Estou com um garrote com um inchaço percorrendo o corpo, vc tem idéia o que pode ser?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Lucas, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  12. Carlos Dummont Carvalho disse:

    Boa tarde…. meu bovino está com a barriga inchada tá sem apetite para comer vai fazer 7 dias que ele não come e nem faz a digestão o que devo fazer

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Carlos, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  13. Nilson Romao disse:

    Bom dia … É possível baixar estes videos para colocar em meus arquivos para ver a hora que eu puder.. pois não tenho muito tempo … e não estou vendo nenhum ícone para que possa fazer isto.. obrigado…

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Nilson, nós possuímos um canal no youtube, lá você pode ver os videos com calma! Acesse https://www.youtube.com/boisaude! Obrigado e continue nos acompanhando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*