fbpx

Bezerro estufado: o que fazer?

Qual produtor nunca se deparou com um bezerro estufado na propriedade? Além do risco de perder o animal, evitar ao máximo o sofrimento faz parte de uma pecuária de alta produtividade. Como o problema é comum, saber como resolvê-lo é essencial. Nas linhas abaixo, vamos responder a seguinte pergunta: quando encontrar um bezerro estufado, o que fazer?

 


banner banner
 

 

O que é bezerro estufado? 

Conhecido como timpanismo bovino, esse acúmulo de gases parece inofensivo. Porém, se o bovino não eliminar esses gases que se desenvolvem em uma grande quantidade maior do que o organismo expulsa naturalmente, o bezerro pode ter morte súbita. O óbito acontece devido ao bovino não conseguir respirar ou até mesmo, o sangue não circular no corpo todo. Animais confinados têm maior incidência devido ao alto consumo de grãos.

 

Quais alimentos deixam o bezerro estufado? 

 

O risco do estufamento se dá em dietas baseadas em alto concentrado. Ou seja, aquelas ricas em grãos. Algumas alternativas de alimentos como feno e silagem também, quando consumidas em excesso e de forma irregular, podem ser fator de risco.

Ainda, alguns produtores podem até estranhar, mas o próprio leite pode ocasionar a doença.

As áreas mais afetadas do organismo do bezerro estufado são partes importantes do estômago. Entre elas, o retículo. Por ser uma doença metabólica, os gases são impedidos de serem eliminados.

 

Bezerro estufado o que fazer?
Bezerro estufado o que fazer? – Foto: Reprodução Internet

Sintomas de bezerro estufado 

 

Além do inchaço e estufamento local, o timpanismo causa outros sintomas. Todos eles prejudicam a saúde do animal. São eles:

  • Dor no abdômen;
  • Falta de apetite;
  • Aumento da frequência respiratória;
  • Na fase mais crítica, o bezerro estufado não consegue ficar em pé;
  • Os olhos ficam dilatados;
  • A boca frequentemente fica aberta.

 

Como tratar bezerro com excesso de gases? 

 

O tratamento mais comum é baseado no uso de uma sonda, utilizada para aliviar os gases, conforme orientado no vídeo acima.

 

Prevenção do acúmulo do timpanismo em bezerros 

 

Sabemos que os grãos têm papel importante na engorda dos bezerros. Porém, em excesso, pode causar transtornos como o estufamento. O ideal é oferecer uma alimentação balanceada, com porcentagens equivalentes entre volumoso e concentrado.

Quando o grão e alimentos com alta probabilidade de fermentação são a base da dieta, os riscos são grandes. Incluir fibras na alimentação também faz parte da prevenção. A proporção indicada é 60% de volumoso e 40% de concentrado. A engorda fica por conta da qualidade dos ingredientes, suplementos como sal e virginiamicina, além de um manejo que seja à risca os critérios do bem-estar animal, desde os primeiros dias de vida. O

O oferecimento dos aditivos é feito no cocho. Misturados à ração, atuam direto no rúmen, facilitando a digestão. Um deles é a virginiamicina. Confira informações completas, caso você ainda não conheça: Virginiamicina: saiba tudo sobre o composto.

Uma ração que já tem esse suplemento facilita a lida, evita o estufamento, aumenta a engorda e melhora o rendimento de carcaça.

Então, aprenda a fazer uma receita própria para bezerros e resolva de uma vez por toda o estufamento de gases dos seus bezerro

 


banner banner
 

Para mais dicas sobre pecuária, confira nosso canal: Boi Saúde no YouTube.

45 pensou em “Bezerro estufado: o que fazer?”

  1. Simone Regina Ribeiro Batista disse:

    Bom dia, estamos com uma vaca com a barriga inchada,estava dando LEITE mas acabou o LEITE , fizemos remédio de mastite, intoxicação,e nada de melhorar come bem pouco, será que está intoxicada

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Simone, a resposta para essa e outras dúvidas, você encontra no blog da Boi Saúde: https://dicas.boisaude.com.br/sintomas-de-vaca-intoxicada/

  2. FABILA DA SILVA SILVA disse:

    Aqui na fazenda do meu pai, tem um bezerro de 4 meses. Ele nasceu bem correu, brincou. Porém depois que ele mamou notamos o desânimo. Mas meu pai reluta em acreditar que possa ser do leite. Agora o bezerro está empazinado, já esvaziados a barriga com agulhas, porém o terceiro não defeca. Tem que fazer lavagem estomacal. Hoje ele está bem amuado. É possível o bezerro ter intolerância ao leite?
    Como proceder?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Fabila, sinto muito por estar nessa situação, sugiro que procure um veterinário de sua confiança o mais rápido possível!

  3. Niciely natany Aragão dos Santos disse:

    Oi Boa tarde minha ovelha está com a barriga inchada e ela tá sentindo muita dor acho que essas dores está atingindo os músculos dela pq ela está sem fossa nas quatro patas e sem fossa no pescoço . O que eu posso fazer , estou desesperada?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Niciely, muito obrigado pela sua pergunta, sinto muito por estar nessa situação, mas nosso blog é direcionado para bovinos. Sugiro que procure um veterinário de sua confiança o mais rápido possível!

      1. João Antonio Pinto disse:

        Boa tarde tenho um bezerro que come bem, mais notamos que a barriga dele está um pouco inchada ele toma leite na mamadeira que damos a ele de manhã e a tarde e também oferecemos capim picado sem os talos somente as folhas um galão de 20 litros cortado a meio uma vez por dia.

        1. José Carlos Ribeiro disse:

          Olá João Antônio, obrigado por nos acompanhar. Interessante, poderia me enviar por e-mail por favor? josecarlos@boisaude.com.br

  4. Isabella Alvarenga disse:

    Encontrei o Artigo por coincidência em uma pesquisa através
    do Google. Interessante artigo

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Isabella, muito obrigado! Nosso objetivo é facilitar o acesso à informação, para que nossa pecuária seja cada vez mais forte! Conte sempre com a Boi Saúde!!

    2. Maria Deusamar disse:

      Estou com um bezerro aq na fazenda q estava com dificuldade p levantar, c ajuda ele levanta ,mas hoje amanheceu estufado, o reto inchado, o q Fazer?

      1. José Carlos Ribeiro disse:

        Olá Maria, sinto muito por estar nessa situação, sugiro que procure um veterinário de sua confiança o mais rápido possível!

  5. Valber Souza Laiber disse:

    Bom dia …
    Meu bezerro amanheceu com barriga inchada, a orientação técnica é usar uma sonda, entrei com vinagre de maçã e consegui evitar a Marte súbita. A pergunta e sobre o vinagre nesses casos?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Valber, sinto muito por estar nessa situação, sugiro que procure um veterinário de sua confiança o mais rápido possível!

  6. oi. gostei muito do seu site, vou verificar toda semana as atualizações.Obrigado

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Juliano, seu comentário é muito importante para nossa equipe! Nosso objetivo é facilitar o acesso à informação, para que nossa pecuária seja cada vez mais forte! Muito obrigado por estar com a Boi Saúde!!

  7. Ola tenho um bezerro de 3 meses que estar com estufamento e barriga muito inchada estar se alimentando mas nao consegue ficar em pé.o que FAZER

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Jaqueline, o tratamento mais comum para bezerro estufado é baseado no uso de uma sonda, utilizada para aliviar os gases.

  8. Estou com um bezerro nascido a 9 dias que não defeta e nem mama qual remédio indicado

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Evelin, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  9. Olá bom dia estou com uma novilha que faz 6 dias que não come já tomou TDS tipos de remédio foi administrado até remédio na veia mas não houve sucesso ela só bebe água ,no início estava com muitos gases o que pode ser?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Danilo, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  10. Boa tarde
    Tudo bem
    Estou com uma vaca, que teve seu terneiro ontem a tarde mas não conseguimos fazer ele mamar hoje .
    E ele está estufado e com gases ? O que faço

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Flávia, obrigado por nos acompanhar, o tratamento mais comum é baseado no uso de uma sonda, utilizada para aliviar os gases.

  11. Luiz Cavalcante disse:

    Se tiver um WhatSapp posso enviar um video do animal.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Luiz, contate-nos pelo WhatsApp, através do link a seguir: https://bit.ly/2z0RSdC

  12. Luiz Cavalcante disse:

    Estou com uma novilha barriga muito inchada (por aqui chamam de barriga d’agua) já dei uma série de remédios (antitoxico, colbazan, ruminol, magnesio, e até garrafada de casca de chapada, aroeira e quina quina, mas sem sucesso. Já me indicaram ferrodex injetável e ivomec injetável, devo ministrar? Trata-se de uma região distante um pouco de cidade, onde os tratamentos se dão através das experiencias locais. Obrigado.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Luiz, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  13. Boa tarde !
    Tenho bizerro q ja esta desmamado , ele tem quase 1 ano ele esta com a diarreia negra eu dei o remedio baycox ele ! Ele deu uma melhorada mais agora com 15 dias ele inchou muito a barriga e esta deitado sem querer levantar o q posso fazer ?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Gabriela, obrigado por nos acompanhar, no link a seguir temos dicas que podem lhe ajudar bastante, acesse: https://dicas.boisaude.com.br/como-eliminar-a-diarreia-em-bezerros/

  14. Carla regina goncalves disse:

    Estou com uma Bezerra estufada barriga enorme eata com 15 dias de nascida oque devo faze?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Carla, o tratamento mais comum é baseado no uso de uma sonda, utilizada para aliviar os gases, para mais informações sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br

  15. Tenho um terneiro que comeu la de carneiro, queria sabe se tem como salva?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Juliana, você tem que socorre-lo o mais rápido possível, pois poderá ter que ser feito uma cirurgia!

  16. alison da silva machado disse:

    boa noite meu bezerro esta com a cara inchada e com diarreia e não esta querendo comer ele em 4 meses
    o que posso fazer ?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Alison, obrigado por nos acompanhar, no link a seguir temos dicas que podem lhe ajudar bastante, acesse: https://dicas.boisaude.com.br/como-eliminar-a-diarreia-em-bezerros/

  17. Lucas Maciel dos Santos Souza disse:

    Estou com um garrote com um inchaço percorrendo o corpo, vc tem idéia o que pode ser?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Lucas, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  18. Carlos Dummont Carvalho disse:

    Boa tarde…. meu bovino está com a barriga inchada tá sem apetite para comer vai fazer 7 dias que ele não come e nem faz a digestão o que devo fazer

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Carlos, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  19. Nilson Romao disse:

    Bom dia … É possível baixar estes videos para colocar em meus arquivos para ver a hora que eu puder.. pois não tenho muito tempo … e não estou vendo nenhum ícone para que possa fazer isto.. obrigado…

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Nilson, nós possuímos um canal no youtube, lá você pode ver os videos com calma! Acesse https://www.youtube.com/boisaude! Obrigado e continue nos acompanhando!

      1. Boa noite tenho um bezerro Jersey que está estufado, que que eu posso fazer? Ele tá mamando bem

        1. José Carlos Ribeiro disse:

          Olá Fabiano, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×