Bezerro estufado: conheça as características da doença

Que produtor nunca se deparou com um bezerro estufado na propriedade? O estufamento é causado por gases, devido ao processo digestivo da dieta oferecida. A prevenção é oferecer alimentos e ração que auxiliem no rúmen e evite a fermentação no organismo do animal.

Conhecido como timpanismo bovino, esse acúmulo de gases parece inofensivo. Porém, se o bovino não eliminar esse excesso, pode ter morte súbita por não conseguir respirar ou até mesmo, o sangue não circular no corpo todo. Animais confinados têm maior incidência devido ao alto consumo de grãos.

 

Quais alimentos deixam o bezerro estufado? 

 

O risco do estufamento se dá em dietas baseadas em alto concentrado, ricas em grãos. Algumas alternativas de alimentos como feno e silagem também, quando consumidas em excesso e de forma irregular, podem ser fator de risco.

Ainda, alguns produtores podem até estranharem, mas o próprio leite pode ocasionar a doença.

As áreas mais afetadas do organismo do bezerro estufado são partes importantes do estômago como o retículo. Por ser uma doença metabólica, os gases são impedidos de serem eliminados.

 

Bezerro estufado é consequência de dieta baseada em grãos em grande quantidade
Bezerro estufado é consequência de dieta baseada em grãos em grande quantidade. – Foto: Reprodução Internet

Sintomas 

 

Além do inchaço e estufamento local, o timpanismo causa outros sintomas que prejudicam a saúde do animal. Dor no abdômen, falta de apetite e aumento da frequência respiratória são apenas alguns. Na fase mais crítica, o bezerro estufado não consegue ficar em pé. Os olhos ficam dilatados e a boca frequentemente aberta.

 

Como tratar 

 

O tratamento mais comum é baseado no uso de uma sonda, utilizada para aliviar os gases.

 

Prevenção 

 

Sabemos que os grãos tem papel importante na engorda dos bezerros. Porém, em excesso, pode causar transtornos como o estufamento. O ideal é oferecer uma alimentação balanceada, com porcentagens equivalentes. Quando o grão e alimentos com alta probabilidade de fermentação são a base da dieta, os riscos são grandes. Incluir fibras na alimentação também faz parte da prevenção.

 
Boi Saúde Logo Preto - Bezerro estufado: conheça as características da doença

Ração para Bezerros:
Receba grátis uma receita de ração bezerros!


2 pensou em “Bezerro estufado: conheça as características da doença”

  1. Nilson Romao disse:

    Bom dia … É possível baixar estes videos para colocar em meus arquivos para ver a hora que eu puder.. pois não tenho muito tempo … e não estou vendo nenhum ícone para que possa fazer isto.. obrigado…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami