Tipos de confinamento de bovinos de leite

Ter uma produção de leite requer esforço diário para se ter o melhor produto. A nossa pecuária é muito rica em diversos sentidos, nas raças que se adaptam ao nosso clima, ao nosso solo que é nutritivo e aos métodos: pasto e confinamento, que trazem algumas opções de escolha. Entre elas, os tipos de confinamento para bovinos de leite. Se você atua na pecuária leiteira com sistema de confinamento, este texto é para você!

 

Tipos de confinamento para bovinos de leite

 

  • Free stall as vacas ficam retidas em baias de poucos metros quadrados;
  • Tie stall baias individuais, presos a correntes. Método que inclusive vai contra os conceitos do bem-estar animal;
  • Compost Barn: deixa os animais livres no estábulo. Mesmo a vaca estando confinada, pode circular e interagir com as outras. Esse formato melhora a qualidade de vida do animal, facilita a identificação do cio e melhora os índices reprodutivos;
  • Loose Housing: nesse formato há um local de descanso para as vacas. A ordenha é realizada em outro local, assim como a alimentação com cocho e água. Na área de descanso, forrar o chão com materiais como palha, auxilia no conforto.

De acordo com o bem-estar animal, os melhores tipos são o compost barn e o Loose Housing. Amigo produtor, animal acuado, estressado e sem movimentos não produz de forma adequada. Por isso, escolha o método mais eficaz para sua produtividade.

 

confinamento de bovinos 1 - Tipos de confinamento de bovinos de leite
No confinamento de bovinos, formato Loose Housing proporciona bem-estar animal. – Foto: Farmer Weekly

Não esqueça de deixar o estábulo bem ventilado, principalmente, no período de temperaturas altas. O estresse térmico tem um impacto grande na produtividade leiteira. Alguns produtores até climatizam o espaço para que as vacas não sintam tanto o impacto no calor. Para saber mais sobre o tema, acesse: Temperatura dos bovinos afeta produção de leite.

 

Nutrição do gado leiteiro confinado 

 

Mesmo no confinamento, o gado de leite precisa de nutrientes. Mesmo com uma ração balanceada, é preciso oferecer nutrição adequada.

A monensina sódica e a virginiamicina atuam de forma efetiva nesse formato de pecuária.

E se quiser potencializar ainda mais a sua produção, acesse uma receita GRATUITA de ração para gado leiteiro: Ração para gado de leite: aprenda como fazer.

 
Ração para Gado de Leite - Tipos de confinamento de bovinos de leiteRação para Gado de Leite mobile - Tipos de confinamento de bovinos de leite
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*