Arado de boi: será que ainda existe no Brasil?

Gostou? Compartilhe!

O Brasil é um país de economia com base no agronegócio. Algumas atividades da pecuária inovam a cada dia com o avanço da tecnologia. Uma que tem sido bastante modificada é o arado de boi. Será que essa ferramenta ainda é utilizada?

A técnica que usa animais para tração não é nova. Muito pelo contrário. Afinal, já era utilizada há mais de 4000 anos antes de Cristo.

Existem alguns benefícios como ser sustentável e não provocar danos no solo. Acima de tudo, é uma tradição que passa por gerações.

Hoje, muitos produtores substituíram o arado de boi pelo trator. Entretanto, alguns produtores mais tradicionais, ainda utilizam o arado de boi para plantação.

 

Arado de boi existe no Brasil?

 

Existe sim, amigo produtor. Nas regiões mais remotas, onde a tecnologia e inovação chega mais devagar, muitas propriedades ainda fazem uso dessa forma de agricultura, nas plantações.

Algumas propriedades, além de bois, utilizam cavalos para a tarefa, por exemplo.

Por mais que o uso do trator esteja mais popular, nem todas as propriedades têm condições de adquirir um veículo para essa atividade.

Algumas adquirem modernização por meio do crédito rural.

Entretanto, antes de aderir qualquer financiamento, estude bem as condições de pagamento. E se a propriedade poderá arcar com as prestações. Para melhor organização, acesse: Administração rural: mantenha em dia as finanças da propriedade.

 

Além do trator 

 

O trator é apenas um item que chegou para ficar na pecuária. Em outras palavras, temos também outros maquinários. Sem contar com a tecnologia para uso diário. Veja:

  • O tronco eletrônico que facilita a contenção dos animais;
  • Os brincos que fazem o rastreamento e ainda armazenam informações como peso, idade e vacinas;
  • Drone para monitoramento das áreas, rebanho e plantação;
  • Inseminação artificial e cruzamento industrial;
  • Aplicativos de clima, acompanhamento de peso, crescimento da lavoura, entre outros;
  • Na pecuária leiteira, temos a ordenha mecânica.

 

arado de boi
Arado de boi: será que ainda existe no Brasil? – Foto: Pixabay

Como tratar animais que atuam na agricultura 

 

Tratar bem os animais faz parte de uma propriedade de sucesso. Além de oferecer cuidados básicos como instalações com higiene adequada, água, alimentação, a prevenção de doenças é outro fator importante.

Como nosso clima é tropical, as altas temperaturas dominam boa parte do ano. Sendo assim, a desidratação pode acontecer. Portanto, mantenha sempre os animais que atuam na tração bem alimentados e hidratados.

Seja cavalo, seja boi. Além disso, evite a realização de tarefas nos períodos mais quentes do dia. Ao amanhecer e entardecer, quando o dia não está tão quente, os animais não sentem tanto.

Contudo, a ração feita na própria propriedade facilita o processo. Acesse nossa página de receitas e aprenda o passo a passo: como fazer ração para gado e cavalos.

Ainda, no caso de cavalos, recuperar os músculos é importante. Você pode fazer isso aplicando soro. Como resultado, a recuperação é rápida. Te explicamos melhor aqui: Como aplicar soro em equinos?

 

Por fim, quer saber mais sobre pecuária? Além do blog, a Boi Saúde tem um canal de dicas para aumentar sua produtividade. Todo o conteúdo é gratuito e atualizado toda semana. É só clicar aqui: Boi Saúde no YouTube.

 

Referência 
 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*