fbpx

Como fazer suplementação e alimento para gado?

A crise econômica enfrentada pelo país tem afetado diversos segmentos, até mesmo a agropecuária. Muitos produtores estão com dificuldades para manter seu negócio em operação. Então aprenda a fazer suplementação e alimento para o gado.

 

 

Receita de suplementação para gado 

 

A receita para a suplementação barata para o gado é preparar uma mistura de ureia com o sulfato de amônia. A quantidade é nove partes por uma, ou seja, nove partes de ureia para uma de sulfato de amônia.

Um exemplo é para cada quilo dessa mistura, 900 gramas de ureia e 100 de sulfato de amônia. Após a mistura, você focará na cana que deve ser cortada a cada três dias, o estoque pode ser feito, mas em um local protegido do sol e fresco, e picá-la em pedaços de 30 centímetros para oferecê-la ao gado no cocho.

Com a cana no cocho, você irá diluir a mistura de ureia e sulfato de amônia em água.

Lembre-se, mantenha o cocho com sal mineral de preferência com algum aditivo como virginiamicina ou monensina sódica para ajudar na absorção na matéria seca dessa suplementação. A virginiamicina, por exemplo, ainda reduz doenças metabólicas e abscessos hepáticos, além disso, é considerada um fundamental melhorador de desempenho. Confira o conteúdo a seguir: Virginiamicina: sabia mais sobre o composto.

O passo a passo sobre como fazer seu próprio sal proteinado está disponível no link: Como fazer sal proteinado para o gado: a receita.

 

Alimento para o gado barato
Cana-de-açúcar auxilia na suplementação barata para o gado. – Foto: Reprodução Internet

Receita de alimento para gado 

 

A dica é utilizar alternativas mais baratas para que a atividade não pare, independentemente da dificuldade financeira que esteja enfrentando.

Uma solução é a suplementação barata para o gado que pode ser preparada pelo próprio produtor com recursos mais acessíveis.

É uma opção muito boa para economizar na nutrição e servir um alimento de boa qualidade. Afinal, sabe-se que a nutrição demanda um alto custo na propriedade.

É importante você servir ao seu animal cana de açúcar, ureia mais sulfato de amônia, que são os componentes que formam essa suplementação barata para o gado.

A cana é utilizada por ter uma quantidade de açúcar muito boa, o que dá energia para o gado. É um alimento que dá em qualquer solo brasileiro e você consegue plantar e colher 120 toneladas por hectares.

Já a ureia tem fonte de nitrogênio não proteico muito boa que corrige a ausência de proteína que existe na cana.

Na primeira semana, coloque 100 quilos de cana picada para meio quilo da mistura de ureia + sulfato. Já na segunda semana, 100 quilos de cana para um quilo da mistura. Essa é uma estratégia para servir e também adaptar o animal para essa suplementação barata para o gado.

Para saber qual ração oferecer, de acordo com a fase do seu gado, confira nossa página de receitas e aprenda como fazer cada uma delas.

 

Continue seus estudos

 

A Boi Saúde acredita que ao compartilhar conhecimento iremos alavancar a produção nas propriedades.

Por isso, te convidamos para acessar nosso canal de vídeo no YouTube. Lá você encontra diversos vídeos sobre nutrição bovina, pastagem, fica por dentro dos principais problemas que atingem as propriedades e como resolvê-los, além de ter a oportunidade de acompanhar transmissões ao vivo uma vez por semana.

É só clicar: Boi Saúde no YouTube. Até a próxima!

 
banner banner
 

18 pensou em “Como fazer suplementação e alimento para gado?”

  1. Dirceu Perussi disse:

    Referente ao uso de ureia na cana de açucar pode ser aureia comprada que ja esta pronta,?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Dirceu, obrigado por nos acompanhar, a ureia usada é a ureia pecuária!

  2. Excelente dicas.!!!!!! Me mande a receita do sal proteínado.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Daniel, obrigado por nos acompanhar, contate-nos pelo WhatsApp dizendo qual receita precisa que te enviaremos. Número: (17) 4141-3292.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá José, obrigado por nos acompanhar. Conte sempre com a Boi Saúde!

    2. Diego pereira lopes disse:

      Quanto de ureia p vaca dia para servi a cana

      1. José Carlos Ribeiro disse:

        Olá Diego, para tirar suas dúvidas contate-nos pelo WhatsApp, através do link a seguir: https://bit.ly/2z0RSdC

  3. José Luiz Caetano disse:

    Sou seguidor assíduo do BoiSaude. Parabéns pelas dicas valiosas

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá José, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!

  4. Carlos leão disse:

    Gostaria de saber como ajustar a lotação e o número de piquetes rotacionados para recria de bezerras em uma área de 80 hectares de pastagem de braquiaria.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Carlos, obrigado por nos acompanhar, no link a seguir terá dicas e informações sobre o assunto, acesse: https://dicas.boisaude.com.br/planilha-para-calcular-a-quantidade-de-animais-por-hectare/

  5. Alan Luciano disse:

    José Carlos a cana quando faço o silo dela é necessário a ureia com o sulfato de amônio??

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Alan, obrigado por nos acompanhar, acesse o link a seguir, com dicas sobre a sua dúvida que pode lhe ajudar bastante, confira: https://dicas.boisaude.com.br/como-servir-cana-para-bovinos-bagaco-silagem-ou-in-natura/

  6. STUART MIRANDA DE ALBUQUERQUE disse:

    Bom dia!
    Sou acompanhante ácido de suas dicas e tenho usado varias delas, e até o momento todas as que usei tem dado resultado. Agradeço pelas dicas e que o programa BOI SAÚDE continue a nos ajudar e a você pofr fazer um belo trabalho.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Stuart Miranda, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!

  7. Paulo Pedreira disse:

    Show as dicas.. Obrigado 👍👍

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Obrigado! Agradeço também por nos acompanhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×