Alimento para o gado barato: como fazer

A crise econômica enfrentada pelo país tem afetado diversos segmentos, até mesmo a agropecuária. Muitos produtores estão com dificuldades para manter seu negócio em operação. Então aprenda a fazer um Alimento para o gado barato.

 

 

A dica é utilizar alternativas mais baratas para que a atividade não pare, independentemente da dificuldade financeira que esteja enfrentando. Uma solução é a suplementação barata para o gado que pode ser preparada pelo próprio produtor com recursos mais acessíveis. É uma alternativa muito boa para economizar na nutrição e servir um alimento de boa qualidade. Afinal,  sabe-se que a nutrição demanda um alto custo na propriedade.

É importante você servir ao seu animal cana de açúcar, ureia mais sulfato de amônia, que são os componentes que forma essa suplementação barata para o gado.

A cana é utilizada por ter uma quantidade de açúcar muito boa, o que dá energia para o gado, é um alimento que dá em qualquer solo brasileiro e você consegue plantar e colher 120 toneladas por hectares. Já a ureia tem fonte de nitrogênio não proteico muito boa que corrige a ausência de proteína que existe na cana.

 

cana de acucar - Alimento para o gado barato: como fazer
Cana-de-açúcar auxilia na suplementação barata para o gado. – Foto: Reprodução Internet

Receita um alimento para o gado barato

 

A receita para a suplementação barata para o gado é preparar uma mistura de ureia com o sulfato de amônia. A quantidade é nove partes por uma, ou seja, nove partes de ureia para uma de sulfato de amônia.

Um exemplo é para cada quilo dessa mistura, 900 gramas de ureia e 100 de sulfato de amônia. Após a mistura, você focará na cana que deve ser cortada a cada três dias, o estoque pode ser feito, mas em um local protegido do sol e fresco, e picá-la em pedaços de 30 centímetros para oferecê-la ao gado no cocho.

Com a cana no cocho, você irá diluir a mistura de ureia e sulfato de amônia em água.

Na primeira semana, coloque 100 quilos de cana picada para meio quilo da mistura de ureia + sulfato. Segunda semana, 100 quilos de cana para um quilo da mistura. Essa é uma estratégia para servir e também adaptar o animal para essa suplementação barata para o gado.

Lembre-se, mantenha o cocho com sal mineral de preferência com algum aditivo como virginiamicina ou monensina sódica para ajudar na absorção na matéria seca dessa suplementação.

 
Volumoso de Cana de Açúcar - Alimento para o gado barato: como fazerVolumoso de Cana de Açúcar mobile - Alimento para o gado barato: como fazer
 

16 pensou em “Alimento para o gado barato: como fazer”

  1. Dirceu Perussi disse:

    Referente ao uso de ureia na cana de açucar pode ser aureia comprada que ja esta pronta,?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Dirceu, obrigado por nos acompanhar, a ureia usada é a ureia pecuária!

  2. Excelente dicas.!!!!!! Me mande a receita do sal proteínado.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Daniel, obrigado por nos acompanhar, contate-nos pelo WhatsApp dizendo qual receita precisa que te enviaremos. Número: (17) 4141-3292.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá José, obrigado por nos acompanhar. Conte sempre com a Boi Saúde!

  3. José Luiz Caetano disse:

    Sou seguidor assíduo do BoiSaude. Parabéns pelas dicas valiosas

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá José, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!

  4. Carlos leão disse:

    Gostaria de saber como ajustar a lotação e o número de piquetes rotacionados para recria de bezerras em uma área de 80 hectares de pastagem de braquiaria.

  5. Alan Luciano disse:

    José Carlos a cana quando faço o silo dela é necessário a ureia com o sulfato de amônio??

  6. STUART MIRANDA DE ALBUQUERQUE disse:

    Bom dia!
    Sou acompanhante ácido de suas dicas e tenho usado varias delas, e até o momento todas as que usei tem dado resultado. Agradeço pelas dicas e que o programa BOI SAÚDE continue a nos ajudar e a você pofr fazer um belo trabalho.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Stuart Miranda, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Obrigado! Agradeço também por nos acompanhar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*