Com certeza, amigo produtor, você já ouviu falar muito sobre eficiência alimentar dos bovinos. Mas o que será isso? Como implementar na propriedade? E mais importante ainda, por que deve aderir a essa medida? Não se preocupe, vamos te orientar com todas as informações a respeito do tema. É só continuar com a gente!
Nós da pecuária sabemos o quão é importante avaliar nossos resultados por meio da produtividade e engorda do gado. E como será que podemos fazer essa avaliação de resultados? A resposta está na eficiência alimentar de bovinos.
Eficiência alimentar de bovinos
O que é?
É a avaliação do consumo individual pelo animal aliado a alguma característica de interesse do produtor. Essa característica pode ser a avaliação da quantidade de alimentação consumida por animal, por dia. E não importa a fase do bovino.
Esse monitoramento pode acontecer desde o nascimento até o abate. Se você ainda tem dúvidas sobre como classificar cada fase, clique no link: Fase do gado de corte: saiba como classificá-la.
Pesquisadores indicam que o a avaliação da eficiência alimentar de bovinos é o custo de produção. Traduzindo, produzir mais em menos tempo.
Pode ser aplicada na pecuária de corte e de leite, sempre com foco na melhoria e aumento da produtividade. Tudo isso com foco no consumo consciente.
Como aplicar na alimentação de bovinos?
E agora, amigo produtor, como medir o que cada animal come por dia? Pois é, tarefa difícil. Por isso, essa ferramenta ainda está em evolução na nossa pecuária. Diversas instituições que atuam na área da pesquisa como a Embrapa e diversas universidades estão com estudos em andamento sobre como efetivar essa ferramenta.
Inclusive, a própria Embrapa está com uma novidade. Entre as inúmeras contribuições para o agronegócio, está em fase de teste de um cocho eletrônico, que tem uma balança e consegue mensurar a quantidade de consumo de cada cabeça, visto que há uma baia para cada animal.
Alguns propriedades que focam em melhoramento genético também estão fazendo seus próprios estudos e testes com um número restrito de animais.
Um exemplo que podemos te dar para entender um pouco melhor é o seguinte: um bovino pode se alimentar de pasto até ficar satisfeito.
Mas será que todo esse consumo o fez adquirir elementos essenciais para a engorda esperada? Por isso, a eficiência alimentar de bovinos foca na qualidade de ingestão menor, porém mais eficiente.
Independente da eficiência, mantenha seu gado nutrido
Mesmo o pasto sendo a principal fonte de alimento do gado no Brasil, o cocho precisa ser abastecido. Nem todo pasto é nutritivo de maneira eficaz para proporcionar a engorda esperada.
Por isso, a forma mais indicada de manter a produtividade sempre crescente, mesmo na seca, é nutrir o gado com elementos nutricionais que fortalecem o organismo. Com o bom funcionamento dos órgãos e dos músculos, protegendo-os contra bactérias e parasitas.
Como falamos sobre aumento de peso diário, te convidamos a acessar uma dica sobre sal proteinado. No link, você poderá entender a importância desse elemento e tirar possíveis dúvidas: Qual o ganho de peso por dia com sal proteinado.