Entre as formas de medida da produção, está a taxa de desfrute na pecuária. Se você ainda não a utiliza, a Boi Saúde irá te ensinar como o por quê.
Essa taxa na pecuária representa a medida de aproveitamento do gado. Seja em arrobas, sejam em cabeças de gado.
Os fatores que mais influenciam são:
- raça;
- taxa de natalidade;
- peso;
- abate;
- criação à pasto ou confinamento.
A taxa de desfrute da pecuária na propriedade está ideal? 23>
Para saber se sua produção está com boa produtividade, a taxa de desfrute também precisa ser alta. Uma informação importante é que a taxa de desfrute é diferente da taxa de abate, viu?
Para fazer o cálculo da taxa de desfrute correto, é preciso ter os seguintes dados: estoque final, estoque inicial e as compras e vendas realizadas no período. É preciso fazer dois cálculos para chegar até ao resultado final do desfrute.
A primeira conta é a seguinte:
Estoque final (EF) menos o estoque inicial (EI) menos as compras (C) mais as vendas (V). O resultado dessa operação será a produção do rebanho (PD). Para facilitar, a equação é EF – EI – C + V = PD.
Com esse resultado, o produtor deve dividir pelo estoque inicial. E com esse número, terá a taxa da pecuária. A fórmula se resume a PD / EI = TD.
Os resultados podem ser considerados bons, de acordo com a pecuária de atuação do produtor:
- 35% para criadores de bezerros;
- 55% para cria e recria;
- 45% para ciclo completo da pecuária (desde o nascimento até o abate).
Alcance uma alta taxa de desfrute, invista na nutrição
Mesmo com todo o manejo adequado e pasto abundante, a nutrição precisa ser oferecida diariamente para seu gado, amigo produtor. O sal proteinado, o sal mineral e a virginiamicina têm papel fundamental na produtividade e, consequentemente, na engorda dos bovinos.
Se você ainda tem dúvidas sobre como oferecer esse componente para seus animais, acesse: Virginiamicina: saiba tudo sobre o composto.