fbpx

Tipos de farelo para gado

Os farelos estão entre as diversas alternativas para alimentação dos bovinos. Cada um tem função e nutrição diferentes. E como o que é servido no cocho tem um impacto significativo na engorda, vamos te explicar aqui quais são os tipos de farelo para o gado. Os farelos são utilizados quando a matéria prima da ração ou do próprio alimento estão em alta no mercado ou em uma determinada região.

 

Farelo de milho

 

É uma ótima forma de se oferecer na fase de recria. É muito utilizado em receitas para engorda. Ainda, é a melhor forma de se iniciar o oferecimento de milho aos bezerros, para facilitar a digestão. Pode ser usado na época de desmama, quando o produtor inicia a alimentação dos animassem torno das oito semanas de idade. Misturado ao farelo de soja, tem uma alta taxa de digestão:

A proporção da mistura ideal com soja para bezerros é:

  • Proteína bruta (entre 16% a 20%). Pode ser milho com farelo de soja, na composição de 21%. Ou milho com ureia, que deve ter o uso com cautela, na porcentagem entre 3% e 4%;

Já para animais adultos, é possível corrigir a deficiência de pastagem especificamente no período da seca. Prepare uma mistura caseira para amenizar os danos, conformo abaixo:

  • 12kg de ureia;
  • 25kg de sal branco;
  • 10kg de sal mineral;
  • 40kg de farelo de soja;
  • 30kg de milho moído.

 

Farelo para o gado auxilia na alimentação na alta dos preços
Farelo para o gado auxilia na alimentação na alta dos preços. – Foto: Gustavo Calixto.

Outros tipos de farelo para o gado 

 

Farelo de soja: fonte com alta concentração de proteína que chega a 52%. É ainda mais nutritiva que o próprio algodão, por isso, o preço costuma ser maior. Tem boa palatabilidade. As rações que utilizam farelo de soja na composição proporcionam engorda em torno de 1,2 kg/animal/dia.

Farelo de trigo: rico em fósforo e com 16% de matéria bruta, tem boa palatabilidade para  bezerros e animais adultos. Não garante um engorda potencial como o farelo de soja, mas pode ser uma boa alternativa nutricional na falta do algodão.

Farelo de algodão: muito utilizado na pecuária leiteira, é uma fonte de proteína e pode substituir o farelo de soja. É rico em fósforo e pode ser oferecido com ou sem casca.

Farelo de girassol: tem em torno de 38% de proteína. É também outra boa fonte para o gado leiteiro, sendo rico em fibras. Promove uma boa digestibilidade e pode ser oferecido também para bovinos de corte.

 

Complemente a nutrição no cocho

 

Amigo produtor, o alimento mais completo para o gado é a forragem. Mas como sabemos, nem todos os solos são nutritivos o suficiente para garantir a engorda, principalmente na seca. Manter sal no cocho o ano todo é imprescindível para manter as metas de engorda. E o principal, prejudicar a saúde do animal com falta de nutrientes está fora de cogitação. Algumas doenças como anemia e fraqueza podem acometer o gado, quando não é alimentado de forma adequada.

Para reforçar seus conhecimentos pecuários, saiba a importância de repor nutrientes essenciais para os bovinos: Por que devo oferecer cálcio e fósforo para bovinos?. 

 
banner banner
 

8 pensou em “Tipos de farelo para gado”

  1. Bom dia, qual seria um substituto do farelo de soja? Pois aqui na minha região está muito caro

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Victor, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  2. Juarez Henrique disse:

    Boa tarde José Carlos!
    Gostaria de saber sobre o Farelo de Malte .
    Aqui na minha região Sete Lagoas/MG temos disponibilidade desse residuo cervejeiro. Ele entra na dieta dos bovinos como fonte energetica ou proteica? quais os percentuais dele? Desde já te agradeço pelo belo trabalho seu e de sua equipe no fornecimento e divulgação de produtos e tecnologia para o desenvolvimento do agro ..
    Muito Obrigado!

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Juarez, boa tarde. Muito obrigado por nos acompanhar. Interessante, poderia me enviar por e-mail por favor? josecarlos@boisaude.com.br

  3. MARCIANO ROSA DE ALCANTARA disse:

    Ótimos ensinamentos, parabéns pelo conhecimento, professor José Carlos !!

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Marciano, seu comentário é muito importante para nossa equipe! Nosso objetivo é facilitar o acesso à informação, para que nossa pecuária seja cada vez mais forte! Muito obrigado por estar com a Boi Saúde!!

  4. Marcos Aurélio Dornelas Gomes disse:

    Parabéns pelas dicas, muito produtivas

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Marcos, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*